Flamengo recusa acordo de indenização para vítimas
Segundo Defensoria Pública, clube apresentou valores que estão aquém do razoável diante da tragédia ocorrida no CT Ninho do Urubu
Esportes|Bruna Oliveira, do R7
Terminou sem acordo a negociação com o Flamengo sobre as indenizações para famílias e vítimas do incêndio no CT Ninho do Urubu, segundo da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada por meio de uma nota oficial na noite desta terça-feira (19).
Jhonata Ventura segue com a fisioterapia motora e respiratória
"Os valores apresentados pelo clube estão aquém daquilo que as instituições entendem como minimamente razoável diante da enorme perda das famílias e demais envolvidos. A recusa do acordo foi informada por meio de ligação telefônica", diz o texto.
Leia também
Desde a semana passada, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, o MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) e o MPT (Ministério Público do Trabalho) tentavam chegar a um consenso com o clube.
Com o encerramento das negociações, as instituições vão buscar reparação judicial. Familiares dos jogadores serão orientados pela Defensoria Pública, a partir desta quarta (20), sobre as medidas a serem adotadas.
Procurado, o Flamengo informou que ofereceu às famílias dos atletas um valor "acima dos padrões que são adotados pela Justiça brasileira" e "maior dos que estão sendo estipulados em casos similares, como, por exemplo, o incêndio da boate Kiss". O clube disse ainda que vai instaurar procedimento de mediação no Núcleo de Mediação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, para o qual convidará as famílias.
Leia a nota do clube na íntegra:
O Clube de Regatas do Flamengo, em relação às tratativas com o MP-RJ, a Defensoria Pública e o Ministério Público do Trabalho, esclarece que:
- No primeiro dia do trágico acidente, o Flamengo tomou a iniciativa de procurar as autoridades e se pôr à disposição para, independentemente das investigações acerca de culpa, indenizar as famílias de seus jovens atletas no menor prazo possível.
- Para este fim, o Clube se prontificou a participar de um processo de composição amistosa. Trouxe familiares da vítimas para o Rio de Janeiro, com o objetivo de que estes pudessem se reunir com a Defensoria Pública e, assessorados por ela, tivessem a oportunidade de participar diretamente do processo amistoso de negociação.
- Paralelamente, o Flamengo participou de reuniões com as autoridades, buscando estabelecer critérios comuns para a negociação.
- Nestes encontros, foi solicitado ao Clube que este apresentasse uma proposta de valor que pudesse balizar as conversas. Isso foi feito, embora não atendesse ao princípio de uma mediação aberta.
- Nesta terça-feira (19), após reunião com autoridades daqueles órgãos, o Flamengo - independentemente de processo judicial - ofereceu, por fim, um valor que está acima dos padrões que são adotados pela Justiça brasileira, como forma de atender com brevidade as famílias de seus jovens atletas.
- O Flamengo teve o cuidado de oferecer valores maiores dos que estão sendo estipulados em casos similares, como, por exemplo, o incêndio da boate Kiss, ocorrido em 2013. Até hoje, vale lembrar, famílias não receberam a indenização.
- A atuação do Flamengo, no Brasil, é praticamente inédita, até onde se tem notícia.
- Diante disso, o Flamengo reitera o propósito de se antecipar e informa que vai instaurar procedimento de mediação no Núcleo de Mediação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, coordenado pelo Desembargador Cesar Cury, e para o qual convidará as famílias - e deixando claro que as autoridades também serão convidadas.
Assita ao vídeo: