Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

França tem 57% de chances de levar a Copa, aponta modelo matemático

Segundo projeção da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Varas, seleção francesa deve derrotar Croácia na decisão da Copa

Lance|

Seleção francesa tenta o bicampeonato da Copa do Mundo
Seleção francesa tenta o bicampeonato da Copa do Mundo Seleção francesa tenta o bicampeonato da Copa do Mundo

A França tem 57% de probabilidade de se tornar bicampeã da Copa do Mundo, segundo modelo matemático desenvolvido pela Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp).

A conta aponta que uma vitória da França sobre a Croácia por 1 a 0 tem 15% de possibilidade de acontecer no tempo regulamentar na final deste domingo, em Moscou.

No entanto, de acordo com o estudo, o jogo será equilibrado. Os 57% favoráveis para a França contam também as chances somando possível uma disputa por pênaltis.

Bélgica bate Inglaterra, fica em 3º e festeja melhor posição em Copas

Publicidade

O modelo leva em consideração a análise de 4.010 jogos entre seleções desde o início da Copa de 2014, incluindo 222 seleções, para fazer as previsões.

- A chance de acontecer um empate no jogo é de 31% e de vitória da Croácia, de 28%. Apesar de o modelo matemático apresentar uma vitória francesa, as possibilidades de prorrogação são grandes. O zero a zero e o 1 a 1 tendem a acontecer em 14% e 13%, respectivamente. Logo em seguida, aparece a vitória da Croácia por 1 a 0, com 12% - destaca o professor Moacyr Alvim.

Publicidade

Já a disputa pela terceira colocação apresenta cenário mais indefinido. Os cálculos mostram um equilíbrio muito grande entre a Bélgica e a Inglaterra. O modelo matemático da FGV EMAp revela que o placar mais provável seja de 1 a 1, com 13% de chance. Logo em seguida, vem a vitória belga por 1 a 0, com 12%, e o mesmo placar a favor da seleção inglesa com 10%.

- A seleção belga tem 40% de probabilidade de vencer e a inglesa, 32%. As chances de prorrogação ou pênaltis são de 28% - analisa o professor da FGV.

Conheça os filhos mais fofos dos jogadores da grande final

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.