Demitido pela Croácia, auxiliar é multado pela Fifa por ato político
Ognjen Vukojevic gravou vídeo ao lado do jogador Domagoj Vida para desejar 'Glória à Ucrânia' após vitória sobre a Rússia. Time enfrenta Inglaterra na semi
Copa 2018|André Avelar, do R7, em São Petersburgo, na Rússia
A “Copa do Mundo das Relações Internacionais” ganhou mais um capítulo nesta terça-feira (10). Em seu esforço para não deixar a Rússia 2018 parecer um evento político, o Comitê Disciplinar da Fifa decidiu multar o assistente-técnico croata Ognjen Vukojevic em 15 mil francos suíços (cerca de R$ 60 mil) pelo que chamou de “conduta antidesportiva”.
O ex-jogador, e também já ex-assistente técnico da seleção croata, postou um vídeo no Facebook com o título “Glória à Ucrânia”, depois da vitória nos pênaltis sobre a Rússia. Russos e ucranianos mantêm relações rudes quanto à anexação da Crimeia pelo governo de Moscou. Uma intervenção militar está no país desde 2014.
O jogador Domagoj Vida, que aparece ao lado de Vukojevic, não apareceu no relatório disciplinar da Fifa. A entidade diz que levou em conta que a federação croata já se desculpou, tomou as providências internas cabíveis, retirou a credencial e o demitiu Vukojevic do cargo.
Essa não é a primeira vez que questões diplomáticas tomam conta do campo de jogo. No caso mais sério até aqui, os suíços Granit Xhaka e Xherdan Shaqiri, além da federação suíça, também foram multados ainda na primeira fase. Na ocasião, os jogadores fizeram gestos de águias com as mãos, em referência à bandeira albanesa.
A Croácia disputa nesta quarta-feira (11) a semifinal da Copa do Mundo. O time enfrenta a Inglaterra, a partir das 15 horas (de Brasília), no Estádio Luzhniki, em Moscou.
Veja também:
Belgas apostam na vitória contra 'irmãos franceses' na semi da Copa
COSME: Um novo time para 2022. Copa América servirá como peneira