Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dalic conduz a Croácia para a final da Copa com 9 meses de trabalho

Técnico assumiu a seleção croata em outubro de 2017 e, no 10º jogo à frente do time, entrou para a história ao vencer a Inglaterra na semifinal do Mundial

Copa 2018|Cesar Sacheto, do R7

Zlatko Dalic abraça o meia e capitão Modric após vitória histórica sobre a Inglaterra
Zlatko Dalic abraça o meia e capitão Modric após vitória histórica sobre a Inglaterra Zlatko Dalic abraça o meia e capitão Modric após vitória histórica sobre a Inglaterra

O técnico Zlatko Dalic entrou para a história das Copas e do futebol croata ao conduzir o país a uma inédita decisão após a vitória por 2 a 1, de virada, sobre a Inglaterra, nesta quarta-feira (11), em Moscou, em jogo válido pela semifinal do Mundial da Rússia. Agora, os croatas lutarão pelo título contra a França, no próximo domingo, às 12 horas (horário de Brasília), no estádio Luzniki, em Moscou.

Veja a tabela completa da Copa do Mundo 2018

Zlatko Dalic assumiu a seleção da Croácia em outubro de 2017 no lugar de Antom Cacic. Foram exatos nove meses de trabalho, dez jogos (6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas) e uma vaga inédita em uma final da Copa do Mundo. O treinador também havia sido auxiliar na comissão anterior e atuado nas categorias de base da Croácia.

Antes de comandar a seleção principal da Croácia, o treinador, de 51 anos, nasceu em Livno, cidade situada na atual Bósnia — outra república que surgiu com a dissolução da Iugoslávia, no início dos anos 1990 —, havia trabalhado no Dinamo Tirana (Albânia), Al-Ain (Emirados Árabes Unidos), Al-Hilal e Al-Faisaly (Arábia Saudita), além de outros times croatas.

Publicidade

Ex-volante nos tempos de jogador, Dalic levou os croatas à classificação para o Mundial na segunda colocação do Grupo I das Eliminatórias Europeias, atrás da Islândia. Considerada uma das sensações da Copa de 2018, a Croácia fez uma excelente campanha na fase de grupos, quando bateu a Argentina por 3 a 0.

Curta a página R7 Esportes no Facebook

Publicidade

A partir das oitavas de final, os croatas não tiveram o mesmo desempenho técnico apresentado na primeira fase, mas mostraram consistência nos confrontos com a Dinamarca, a Rússia e a Inglaterra, nas oitavas, quartas e semifinal, respectivamente. Foram três prorrogações e duas classificações nos pênaltis (Dinamarca e Rússia).

Após o feito histórico — a Croácia superou a campanha da geração de 1998, terceira colocada na Copa da França —, o treinador Zlatko Dalic se mostrou confiante no título. Mesmo os croatas enfrentando justamente os franceses, algozes há 20 anos.

Publicidade

Leia também

Confira tudo sobre Copa 2018 no R7 Esportes

"Estamos fortalecidos mentalmente. Começamos seis semanas atrás e conforme o torneio foi andando, melhoramos. Somos uma nação sem medo, estamos na final”, declarou o treinador da Croácia em entrevista coletiva após a vitória sobre os ingleses.

Confira como foi a comemoração em Zagreb, capital da Croácia:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.