Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Torcedores espanhóis veem derrota na Copa do Mundo como recomeço contra crise econômica

Fúria venceu tudo nos últimos anos, mesmo período em que país vivia profunda recessão

Copa do Mundo 2014|André Avelar, do R7, no Rio

Fúria deixou de ser apenas ameaça no futebol e ganhou títulos
Fúria deixou de ser apenas ameaça no futebol e ganhou títulos

Se o país vivia em profunda crise econômica, ao menos o futebol dava um pouco de alegria ao povo. Depois da eliminação para lá de precoce nesta quarta-feira (18), no Maracanã, ainda na primeira fase da Copa do Mundo, torcedores só esperam que a Espanha saia da anormalidade em que se meteu desde o início do ciclo vitorioso dentro dos campos.

A Fúria deixou de ser apenas uma ameaça no futebol e nos últimos seis anos papou todos os títulos que disputou: Eurocopa (2008 e 2012) e a Copa do Mundo (2010). Por outro lado, o país experimentou a recessão, o desemprego e até mesmo uma baixa na auto-estima. Para o torcedor Estevan Vicente, os jogadores não honraram a camisa e agora é preciso uma reforma no país inteiro.

— Penso que uma boa Copa do Mundo seria um alívio porque as pessoas ficariam mais felizes, tendo uma alegria para comemorar, mas ainda mais agora tem que se focar nos reais problemas. Está nas mãos do rei.

Torcedores chilenos invadem Maracanã, quebram sala de imprensa e tentam tomar arquibancadas


Assista aqui ao momento da invasão dos torcedores chilenos no Maracanã

Chile põe Espanha na roda e atuais campeões caem ainda na primeira fase


O agora Rei Felipe, que tomou posse na semana passada, depois de seu pai Juan Carlos abdicar do trono, terá grandes desafios pela frente. Para se ter uma ideia, os espanhóis vivem com uma taxa de desemprego de 25%, um dos piores desempenhos na zona do euro.

Como se não bastasse, Casillas, Xavi e Iniesta estão envelhecidos e claramente já não apresentam o mesmo rendimento de outras competições. O torcedor Tomas Batalla acredita que as coisas não devem se misturar e só espera que seu país enfim saia da crise.


— Ser eliminado assim é um pouco triste, mas existem mais coisas além do futebol para tratarmos no país. Acho que são coisas distintas.

Um dos poucos jogadores a parar para conversas com os jornalistas depois da derrota no Maracanã, Fernando Torres bem que tentou evitar o assunto. O atacante primeiramente se esquivou, mas depois fez uma relação entre a derrota e a tristeza do seu país pelo fracasso no futebol.

— O país está passando por um momento muito difícil, mas as coisas vão mudar em breve. Temos que seguir firmes. Sem mais nenhuma ambição na Copa do Mundo, a Espanha agora enfrenta a Austrália, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR). Também na segunda-feira (23), Holanda e Chile decidem o primeiro lugar do Grupo B, no Itaquerão, em São Paulo.

Acompanhe a página de Copa do Mundo do R7

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.