Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Paula Lavigne pede explicações à seleção da Alemanha pelo uso de música de Caetano Veloso

Empresária falou ao jornal Folha de S. Paulo

Copa do Mundo 2014|Do R7

Paula Lavigne tanta entender por que federação não pediu autorização
Paula Lavigne tanta entender por que federação não pediu autorização Paula Lavigne tanta entender por que federação não pediu autorização

A empresária Paula Lavigne, que cuida dos interesses de Caetano Veloso, pediu uma explicação da federação alemã de futebol pelo usou indevido da música A Luz de Tieta, usada em um vídeo em que os jogadores da seleção da Alemanha aparecem se divertindo ao som da canção.

Em conversa com o jornal Folha de S. Paulo, Paula falou sobre a questão.

— Poderíamos ter ido diretamente no Facebook e pedido para que tirassem o vídeo, mas preferimos tentar entender porque não pediram a autorização para utilizar ‘Tieta’.

O material havia sido compartilhado na rede social da seleção de futebol alemã no domingo (6), em mensagem já apagada. No entanto, o vídeo ainda pode ser visto no site da federação.

Publicidade

— Dá para ver que é um vídeo produzido. Provavelmente gastaram com câmeras, com a produção, só não gastaram com a música.

À publicação, Lavigne disse ainda que a questão do não pagamento não chegou a incomodar Caetano Veloso.

Publicidade

— Ele até achou o vídeo legal, curioso, é um clipe super alto astral mesmo. Mas nossa obrigação é só a de entender porque não pediram autorização.

De acordo com Mariana Trevisioli, advogada especializada em direito autoral, ouvida pelo jornal, a lei protege o autor e dá a ele o direito de querer não ser veiculado a um produto ou uma pessoa.

Publicidade

— Mas o vídeo aparentemente não afronta de nenhuma forma a honra ou a obra produzida pelo Caetano. E não parece haver uso comercial ou exploração mercadológica de A Luz de Tieta por parte da seleção alemã.

Para a advogada, a análise da proteção ao direito autoral deve ser feita caso a caso e as perspectivas de ambas as partes devem ser levadas em conta.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.