Mister Simpatia da Copa 2014, Van Persie revela admiração por craque brasileiro
Atacante holandês assistiu a um filme sobre Mané Garrincha quando ainda era garoto
Copa do Mundo 2014|André Avelar, do R7, no Rio
Robin van Persie mais uma vez provou que não é apenas o Mister Simpatia da Copa 2014. Além de craque de bola, autor de um dos gols mais bonitos do Mundial até aqui, o holandês demonstrou também conhecimento sobre o futebol brasileiro. O atacante de 30 anos revelou em entrevista coletiva, na última sexta-feira (20), na Gávea, que um filme sobre Mané Garrincha o inspirou a jogar futebol.
Sempre muito educado, o camisa 9 não deixou de responder a nenhuma pergunta e até brincou com os problemas de tradução do holandês para o inglês. O jogador ainda fugiu do batido discurso da maioria dos atletas e contou o que conhecia do futebol do país anfitrião.
– O que vi no último ano e meio foram melhores momentos de Seedorf no Botafogo e talvez um pouco do Ronaldinho. Não vi muito mais, mas quando era adolescente assisti a um filme sobre Garrincha. Aquilo me inspirou. Como ele jogava, era rápido, sempre marcava belos gols. Foi minha primeira experiência, quando criança, com jogadores brasileiros.
A seleção holandesa está hospedada em um luxuoso hotel em Ipanema, na zona sul do Rio. Não raro, os jogadores atravessam a avenida Vieira Souto e aproveitam um pouco da praia. Antes disso, claro, distribuem inúmeros autógrafos e tiram infinitas fotos com os fãs.
Autor de golaço da Copa, Van Persie fala cobre conversas com avô goleiro
Treino da Holanda tem aplausos a zagueiro que sofreu traumatismo
Jogos de campeãs na última rodada estão na mira dos sites de apostas
Mas se de um lado está a praia, do outro a favela. Nem isso escapou aos olhos do atento do jogador do Manchester United. Van Persie se mostrou impressionado não com as casas em cima do morro, mas com o sorriso das pessoas nas ruas.
– Logo que chegamos na cidade nos deparamos com as favelas. É claro que é uma situação desafiadora, mas é animador ver as pessoas sorrindo o tempo todo.
O craque mesmo também não deixou de sorrir nem para comentar sua suspensão para a próxima partida. Com dois cartões em dois jogos, o atacante é desfalque certo no esquema tático de Louis van Gaal, mas ainda assim brincou com a situação.
– Vou ficar no Rio (risos).
Classificados às oitavas de final, Holanda e Chile decidem a primeira colocação do Grupo B na segunda-feira (23), no Itaquerão, em São Paulo. Uma das duas equipes pode entrar no caminho do Brasil na próxima fase, já que os classificados dessa chave se cruzam com os classificados do Grupo A.