Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ainda há 1 milhão de ingressos da Copa não vendidos, diz ministro do Turismo

Governo e Fifa divergem sobre o número de ingressos já comercializados

Copa do Mundo 2014|Diego Junqueira, do R7

Vista aérea da Arena Pantanal, em Cuiabá, um dos pontos de interrogação para a Fifa
Vista aérea da Arena Pantanal, em Cuiabá, um dos pontos de interrogação para a Fifa Vista aérea da Arena Pantanal, em Cuiabá, um dos pontos de interrogação para a Fifa

Faltando menos de 50 dias para a Copa do Mundo, ainda existem cerca de 1 milhão de ingressos que não foram vendidos. A estimativa é do ministro do Turismo, Vinicius Lages, em entrevista exclusiva ao R7 na última quinta-feira (24).

— Segundo dados que eu recebi hoje [dia 24], há mais ou menos 1 milhão de ingressos não vendidos, que serão vendidos pela Fifa até a reta final. A Fifa vende até no dia do jogo. Então até 13 de julho está valendo.

Ao R7, o Departamento de Imprensa da Fifa não confirmou o número de ingressos que ainda serão vendidos até o último dia do torneio. A entidade máxima do futebol e dona da Copa do Mundo já enviou vários sinais de que esse número é desconhecido.

Na noite de quinta-feira (24), o diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, revelou que ainda serão vendidos ingressos para o jogo de abertura da Copa do Mundo, entre Brasil e Croácia, no dia 12 de junho, em São Paulo. Outras partidas devem passar pela mesma situação.

Publicidade

Weil não revelou a quantidade nem quando os bilhetes serão colocados à venda. Estas entradas, que integram a chamada "reserva de contingência", serão comercializadas pelo site da Fifa provavelmente na segunda quinzena de maio. Essa reserva não foi revelada porque a Fifa ainda não conhece a capacidade exata do Itaquerão. A situação se repete na Arena Pantanal, em Cuiabá, e na Arena da Baixada, em Curitiba.

— Guardamos 7% de contingência de ingressos até o dia em que a gente puder realmente saber quantos assentos estarão disponíveis, e então saberemos exatamente quantos ingressos nós temos. Não podemos dizer exatamente o número total de ingressos porque não sabemos qual será o número exato de assentos nos estádios.

Publicidade

Quantos turistas virão?

Segundo o ministro do Turismo, já foram comercializadas cerca de 1,7 milhão de entradas — sendo 1,34 milhão para brasileiros e 365.200 para estrangeiros de 186 países.

Publicidade

— [Esse montante de estrangeiros] já supera o número da África do sul.

A Fifa, no entanto, trabalha com outros números. Em resposta ao R7, a organização informa que já vendeu mais de 2,7 milhões de ingressos para o Mundial.

Considerando apenas as vendas para público geral (1.720.882) e torcedores de países participantes (mais de 368.900), a soma chega a quase 2,1 milhões de bilhetes vendidos — sendo 58% para torcedores residentes no Brasil (1,17 milhão) e 44% para estrangeiros (919 mil), diz a Fifa.

Além desses 2,1 milhão de ingressos, os 600 mil restantes foram destinados a parceiros, patrocinadores, convidados, etc.

O número final é acompanhado de perto pelo governo porque permite avaliar a entrada total de estrangeiros no período e o impacto na economia brasileira.

A expectativa do Ministério do Turismo é de que o evento atraia cerca de 600 mil turistas internacionais, segundo Lages. Segundo os números da Fifa, a meta já foi alcançada.

"Com os estrangeiros que já compraram entradas, mais os estrangeiros que virão mesmo sem ingresso, se aproxima do número que a gente esperava. Esse número não apareceu agora, vem sendo trabalhado há algum tempo, mas vamos ultrapassar os 500 mil", informa Lages.

Segundo dados do governo, o Brasil recebe cerca de 6 milhões de estrangeiros por ano, com média de 500 mil por mês. Mas nos períodos de baixa temporada, como é o caso de junho, a taxa média gira em torno de 300 mil mensais.

Além dos estrangeiros, o ministério aposta na movimentação de outros 3 milhões de turistas nacionais.

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.