Mundial de ginástica: Brasil busca vagas na final com Caio Souza e Diogo Soares
Após um período de três anos afastado dos mundiais devido a lesões, Caio Souza retornou com séries sólidas
Vanity Brasil|Do R7

Caio Souza e Diogo Soares tiveram um início promissor no Mundial de Ginástica, que teve início neste domingo e se estende até a próxima quinta-feira. Os ginastas brasileiros, competindo na categoria individual geral, apresentaram boas performances nas classificatórias, aumentando suas chances de garantir um lugar na final da competição.
Após um período de três anos afastado dos mundiais devido a lesões, Caio Souza retornou com séries sólidas, alcançando 13.700 pontos nas barras paralelas, 13.733 na barra fixa e 13.100 no solo. No entanto, enfrentou dificuldades no cavalo com alças, obtendo apenas 11.000 pontos. A equipe técnica tentou recorrer da nota de dificuldade, que foi avaliada em 3.700, mas o pedido foi negado.
Caio se recuperou nas argolas, executando um triplo mortal bem-sucedido na saída. Com uma pontuação de 14.333, ele obteve seu melhor resultado do dia e continua na disputa por uma vaga na final neste aparelho, apesar de uma queda no salto. Ao final das provas, Caio Souza acumulou 79.166 pontos na classificação geral.
Diogo Soares, que participou das Olimpíadas de Paris, também teve um desempenho consistente nas barras paralelas (13.366), barra fixa (13.866), solo (13.533) e cavalo com alças (13.133). Nas argolas, obteve 12.400 pontos e no salto, 12.500. Diogo totalizou 78.798 pontos, seguindo de perto Caio Souza na classificação geral.
A competição, que reúne 80 países em Jacarta, Indonésia, não conta com a participação de Rebeca Andrade, que optou por um período de descanso após as Olimpíadas de Paris 2024, visando sua participação nos Jogos de Los Angeles 2028. Jade Barbosa também está ausente, aguardando o nascimento de sua primeira filha.
A equipe feminina brasileira é representada por Flávia Saraiva, Júlia Soares, Júlia Coutinho e Sophia Wiesberg. Sophia e Júlia Coutinho conquistaram medalhas de ouro e bronze no Campeonato Brasileiro. No masculino, além de Caio Souza e Diogo Soares, competem Arthur Nory, Vitaliy Guimarães e Tomás Florêncio, que substitui Yuri Guimarães, lesionado.
O Mundial também registra a ausência de Simone Biles. Entre os destaques internacionais presentes estão Oka Shinnosuke e Hashimoto Daiki, do Japão, com histórico de pódios em eventos mundiais, além de Zhang Boheng e Zou Jingyuan, da China. No feminino, Angelina Melnikova, com múltiplas medalhas olímpicas e mundiais, e a chinesa Zhou Yaqin são fortes concorrentes.
