Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Só Esportes - Blogs
Publicidade

Após 76 anos, Andreas Pereira é 5º estrangeiro na seleção brasileira

Apenas quatro 'gringos' defenderam as cores do Brasil — três entre 1916 e 1918 e um em 1942; meia de 22 anos já foi vice-campeão com a 'amarelinha'

R7 Só Esportes|Guilherme Padin, do R7

Andreas Pereira quebra marca de 76 anos da seleção brasileira
Andreas Pereira quebra marca de 76 anos da seleção brasileira

Exportador conhecido de craques para os principais clubes da Europa — e em alguns casos até para seleções do mundo todo —, o futebol brasileiro estava há 76 anos sem contar com um estrangeiro em sua seleção. 

Porém, após a convocação de Tite desta sexta-feira (17), a marca se quebrou: nascido na Bélgica, o meia-atacante Andreas Pereira, de 22 anos, será o quinto 'gringo' a jogar pela seleção brasileira, caso entre em campo contra Estados Unidos ou El Salvador, em setembro.

Veja também: Com Neymar e seis estreantes, Tite convoca seleção para amistosos

Filho de Marcos Antônio Pereira, jogador brasileiro que fez carreira na Bélgica entre 1992 e 2010, o jovem meia possui dupla nacionalidade e já defendeu as seleções de base do Brasil e também de sua terra natal.

Publicidade

Até então, apenas quatro jogadores nascidos em outros países vestiram a camisa do Brasil — três antes de 1918 e um em 1942. Foram eles o britânico Sidney Pullen, o português Casimiro do Amaral, o italiano Francesco Police e o russo Adolpho Milman.

Nascido em Southampton, na Inglaterra, em julho de 1895, Pullen foi o primeiro estrangeiro a jogar pela seleção. Ele atuou pela equipe nacional entre 1916 e 1917.

Publicidade

Confira quem foi para a Rússia e ficou fora da convocação de Tite

O segundo da lista foi o lisboeta Casimiro, que defendeu clubes como América-RJ, Germânia-SP e Corinthians, e jogou pela seleção brasileira nos mesmos anos de Pullen.

Police foi o terceiro estrangeiro a jogar pelo Brasil. O italiano, que jogou por Corinthians, Palestra Itália e Botafogo, jogou apenas uma partida pela seleção: um amistoso contra o Dublin Football Club, do Uruguai, que saiu com a vitória por 1 a 0. 

Milman, também conhecido como Russo, foi o quarto e, até a manhã desta sexta, o último 'gringo' da seleção brasileira. Ele, que nasceu em território russo que hoje corresponde ao Afeganistão, atuou pelo Brasil em um jogo do Campeonato Sul-Americano, em 1942, durante um jogo diante do Peru, vencido pelos brasileiros por 2 a 1.

Com gol em final, Pereira já foi vice-campeão mundial pelo Brasil

Em 2015, Andreas Pereira marcou o gol brasileiro na decisão perdida para a Sérvia
Em 2015, Andreas Pereira marcou o gol brasileiro na decisão perdida para a Sérvia Hannah Peters/Getty Images

Nascido na cidade de Duffel, Andreas Pereira jogou durante a infância pelo Lommel United e atuou pelas seleções sub-15, sub-16 e sub-17 da Bélgica.

Em 2014, aos 18 anos, quando já era jogador do Manchester United, Pereira foi convocado por Alexandre Gallo para disputa da Panda Cup, na China, torneio sub-19 no qual o Brasil sagrou-se campeão. Foi a primeira convocação do atleta do United para a seleção brasileira.

No ano seguinte, ele foi novamente chamado por Gallo, desta vez para o Mundial Sub-20 de 2015, disputado na Nova Zelândia.

Veja também: Tite defende Neymar e diz que aprendeu com os erros da Copa

O jovem meia foi à competição e ajudou o Brasil na campanha que encerrou com o vice-campeonato, após derrota por 2 a 1 na final contra a Sérvia. O gol brasileiro na decisão foi marcado por Pereira — o segundo dele no torneio. 

Desde então, o meia-atacante chegou a jogar mais um amistoso pelo time sub-23 do Brasil, diante da África do Sul, em 2016, vencido pelos brasileiros por 3 a 1, com um gol do belga-brasileiro.

Entre suas convocações para as equipes de base do Brasil até o chamado de Tite para a seleção principal, Andreas Pereira havia deixado claro o interesse por atuar pelo país de seu país, preterindo sua terra natal. 

Moreno defendeu a seleção brasileira, mas apenas na base

Centroavante conhecido das torcidas de Flamengo, Cruzeiro, Grêmio e Vitória, Marcelo Moreno, natural de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, já jogou pela seleção brasileira. 

Entre 2005 e 2006, o atacante revelado pelo Vitória atuou nos times sub-17 e sub-20 do Brasil.

Moreno defendeu a Bolívia entre 2007 e 2017
Moreno defendeu a Bolívia entre 2007 e 2017

No entanto, parou por ali: em 2007, ele optou pelo país de nascença e, desde aquele ano, foi um dos grandes nomes da equipe da Bolívia.

Dos atletas em atividade, é o jogador que mais marcou gols pela seleção boliviana, com 15 tentos.

Veja quem são as caras novas da seleção brasileira

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.