Após 76 anos, Andreas Pereira é 5º estrangeiro na seleção brasileira
Apenas quatro 'gringos' defenderam as cores do Brasil — três entre 1916 e 1918 e um em 1942; meia de 22 anos já foi vice-campeão com a 'amarelinha'
R7 Só Esportes|Guilherme Padin, do R7

Exportador conhecido de craques para os principais clubes da Europa — e em alguns casos até para seleções do mundo todo —, o futebol brasileiro estava há 76 anos sem contar com um estrangeiro em sua seleção.
Porém, após a convocação de Tite desta sexta-feira (17), a marca se quebrou: nascido na Bélgica, o meia-atacante Andreas Pereira, de 22 anos, será o quinto 'gringo' a jogar pela seleção brasileira, caso entre em campo contra Estados Unidos ou El Salvador, em setembro.
Veja também: Com Neymar e seis estreantes, Tite convoca seleção para amistosos
Filho de Marcos Antônio Pereira, jogador brasileiro que fez carreira na Bélgica entre 1992 e 2010, o jovem meia possui dupla nacionalidade e já defendeu as seleções de base do Brasil e também de sua terra natal.
Até então, apenas quatro jogadores nascidos em outros países vestiram a camisa do Brasil — três antes de 1918 e um em 1942. Foram eles o britânico Sidney Pullen, o português Casimiro do Amaral, o italiano Francesco Police e o russo Adolpho Milman.
Nascido em Southampton, na Inglaterra, em julho de 1895, Pullen foi o primeiro estrangeiro a jogar pela seleção. Ele atuou pela equipe nacional entre 1916 e 1917.
Confira quem foi para a Rússia e ficou fora da convocação de Tite
O segundo da lista foi o lisboeta Casimiro, que defendeu clubes como América-RJ, Germânia-SP e Corinthians, e jogou pela seleção brasileira nos mesmos anos de Pullen.
Police foi o terceiro estrangeiro a jogar pelo Brasil. O italiano, que jogou por Corinthians, Palestra Itália e Botafogo, jogou apenas uma partida pela seleção: um amistoso contra o Dublin Football Club, do Uruguai, que saiu com a vitória por 1 a 0.
Milman, também conhecido como Russo, foi o quarto e, até a manhã desta sexta, o último 'gringo' da seleção brasileira. Ele, que nasceu em território russo que hoje corresponde ao Afeganistão, atuou pelo Brasil em um jogo do Campeonato Sul-Americano, em 1942, durante um jogo diante do Peru, vencido pelos brasileiros por 2 a 1.
Com gol em final, Pereira já foi vice-campeão mundial pelo Brasil

Nascido na cidade de Duffel, Andreas Pereira jogou durante a infância pelo Lommel United e atuou pelas seleções sub-15, sub-16 e sub-17 da Bélgica.
Em 2014, aos 18 anos, quando já era jogador do Manchester United, Pereira foi convocado por Alexandre Gallo para disputa da Panda Cup, na China, torneio sub-19 no qual o Brasil sagrou-se campeão. Foi a primeira convocação do atleta do United para a seleção brasileira.
No ano seguinte, ele foi novamente chamado por Gallo, desta vez para o Mundial Sub-20 de 2015, disputado na Nova Zelândia.
Veja também: Tite defende Neymar e diz que aprendeu com os erros da Copa
O jovem meia foi à competição e ajudou o Brasil na campanha que encerrou com o vice-campeonato, após derrota por 2 a 1 na final contra a Sérvia. O gol brasileiro na decisão foi marcado por Pereira — o segundo dele no torneio.
Desde então, o meia-atacante chegou a jogar mais um amistoso pelo time sub-23 do Brasil, diante da África do Sul, em 2016, vencido pelos brasileiros por 3 a 1, com um gol do belga-brasileiro.
Entre suas convocações para as equipes de base do Brasil até o chamado de Tite para a seleção principal, Andreas Pereira havia deixado claro o interesse por atuar pelo país de seu país, preterindo sua terra natal.
Moreno defendeu a seleção brasileira, mas apenas na base
Centroavante conhecido das torcidas de Flamengo, Cruzeiro, Grêmio e Vitória, Marcelo Moreno, natural de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, já jogou pela seleção brasileira.
Entre 2005 e 2006, o atacante revelado pelo Vitória atuou nos times sub-17 e sub-20 do Brasil.

No entanto, parou por ali: em 2007, ele optou pelo país de nascença e, desde aquele ano, foi um dos grandes nomes da equipe da Bolívia.
Dos atletas em atividade, é o jogador que mais marcou gols pela seleção boliviana, com 15 tentos.
Veja quem são as caras novas da seleção brasileira
Pedro (atacante) - 21 anos - Fluminense (Brasil) Com Neymar e seis estreantes, Tite convoca seleção para amistosos
Pedro (atacante) - 21 anos - Fluminense (Brasil) Com Neymar e seis estreantes, Tite convoca seleção para amistosos