Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tite defende Neymar e diz que aprendeu com os erros da Copa

O treinador manteve a base da equipe eliminada no Mundial da Rússia e explicou como vai ser o novo trabalho na seleção brasileira

Futebol|Carla Canteras, do R7

Tite em entrevista coletiva na sede da CBF
Tite em entrevista coletiva na sede da CBF Tite em entrevista coletiva na sede da CBF

Uma nova fase começa nesta sexta-feira (17) na seleção brasileira com a primeira convocação de Tite depois do Mundial da Rússia. O treinador manteve a base de jogadores da Copa e Neymar com a camisa 10. 

Mesmo depois de toda a confusão envolvendo o atacante, Tite fez questão de defender o atacante. 

'Não estou aqui para julgar ou conceituar comportamentos. Não vou julgar o que dizem, o que fala a imprensa. Não quero falar sobre essas relações, mas posso falar sobre uma. Conosco, Neymar merece elogios por comportamento, pela recuperação, pela disciplina. Mantenho o que disse: ele é top três do mundo."

O treinador contou como foi a última conversa que teve com o atacante depois da eliminação da Copa do Mundo. 

Publicidade

"O último contato que tive com ele, disse quando dei uma abraço: 'Neymar eu gosto muito de ti. Eu gosto de ti muito mais que tu pensa que gosto. Eu sei o seu valor.' Não falo isso porque quero fazer propaganda.”

O treinador garante que aprendeu com os erros da eliminção na Rússia.

Publicidade

"Os erros que cometi servem de aprendizado. Eu sou um profissional incompleto. A Copa do Mundo te dá a necessidade de modificações mais rápidas. Aprendi muito."

A CBF dividiu a preparação da seleção em três fases: curto, médio e longo prazo. De acordo com Edu Gaspar, coordenador de seleções, o primeiro visa a observação de jogadores, o segundo a preparação para a Copa América e o terceiro a preparação para a Copa do Qatar. 

Publicidade

"Temos três fases em curto, médio e longo prazo. O curto vai até o fim de janeiro. O que nós consideramos o médio: caracterizamos final de dezembro até o fim da Copa América. Serão menos observações e mais Copa América. Do fim dela em diante é longo prazo", explicou Edu Gaspar. 

A seleção tem cinco estreantes e alguns nomes defendidos por Tite, como Gabriel Jesus e Marcelo, não foram convocados. "Em cada setor trouxemos um atleta da Copa e outro para dar oportunidade, porque agora há tempo para isso", justificou Tite. 

Mesmo com o projeto de quatro anos, o técnico sabe das dificuldades de manter o trabalho até a Copa de 2022. 

"Eu não me sinto seguro de que vou chegar ao Mundial do Catar. No futebol você precisa de resultados e bom desempenho para ter ssa projeção."

Gabriel Jesus

Durante a Copa do Mundo, o atacante Gabriel Jesus foi muito criticado por não fazer gols. Ao longo do Mundial, Tite defendeu o jogador do Manchester City e nesta sexta-feira repetiu a defesa. 

"Gabriel tem um coração desse tamanho. Uma marca para vocês da imprensa é diferente da que fica para nós que convivemos. Todos os atletas que não foram convocados conversaram com a comissão. Eles têm sua importância, mas estamos no momento de oportunidade dos talentos da nova geração. Ele sentiu, ele é humano. Mas ele sabe do nosso comportamento, nossa conduta. Ele teve responsabilidade como todos os outros. O 9 faz gol como qualquer outro também faz gol."

Melhor do mundo

Tite fez parte das pessoas que votaram nos melhores jogadores do mundo e revelou quem escolheu.

"Para o melhor do mundo, votei em Modric, Hazard... Não, Salah. E Cristiano. Fica a menção ao Hazard. Deve ser raiva do que ele fez (risos). Courtois também, que agora foi para o Real. E não diga que não foi por causa do jogo que fez contra nós".

A Fifa vai divulgar os vencedores no dia 24 de setembro. 

Curta a página do R7 Esportes no Facebook

Quem são as caras novas da seleção brasileira:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.