Corinthians pode ter dívida muito menor ou até mesmo o estádio já quitado; veja em 5 pontos
Uma arena financiada desde 2013 e uma conta que não fecha

O Ministério Público de São Paulo abriu uma apuração administrativa para verificar o financiamento da arena do Corinthians com a Caixa Econômica Federal, depois de um dossiê feito por um perito especializado no assunto que afirma ter cobranças abusivas.
Após a repercussão da reportagem exclusiva da RECORD, o perito foi convidado para uma reunião na sede do clube e vai participar de um comitê, no qual terá acesso a todos os documentos oficiais para refazer os cálculos.
Uma das questões é que o clube pode ter uma dívida muito menor ou até mesmo o estádio já quitado. Veja abaixo os cinco pontos esclarecidos pelo perito.

Os 5 pontos sobre essa bomba que caiu no Parque São Jorge
1º - Corinthians teria uma dívida muito menor ou até o estádio já quitado
O primeiro e mais importante é sobre esse acordo. O Anísio Castelo Branco, que é o perito responsável pelo dossiê, disse que a dívida seria, consideravelmente, menor. Hoje são R$ 642 milhões, aproximadamente, que o Corinthians ainda deve, de saldo devedor, para a Caixa.
Ele disse que, pelas contas dele, isso poderia cair muito ou até, quem sabe, essa dívida já estaria quitada. Ele fala que não dá para cravar isso, mas que, com certeza, o valor seria consideravelmente menor.
Nesse caso, haveria um desdobramento, porque aí teria irregularidades no contrato. O Corinthians poderia ter até, o que seria muito difícil, dinheiro a receber, como se tivesse pago mais do que devia nesse contrato de financiamento com a Caixa.
Então, esse seria o ponto mais importante: o Corinthians ter uma dívida muito menor ou até o estádio já quitado.
2º - Relação conflituosa com empresas
Em caso de irregularidade nos juros, se for comprovada realmente, além dessa questão de ter uma dívida menor ou então de ter o contrato já quitado, o perito Anísio Castelo Branco também levanta uma possível relação conflituosa entre cinco empresas que estão no contrato da Caixa, coisas que teriam que ser investigadas.
Ele diz que tem empresas ali que ainda, de forma obscura, o papel delas num contrato de financiamento entre o clube e o banco para a construção do estádio. Ele fala que essas empresas teriam que ser averiguadas, qual o papel delas ali dentro desse contrato.
3º - Vaquinha dos torcedores
Liderados pela Gaviões da Fiel, muitos torcedores corintianos fizeram doações, uma vaquinha para ajudar o time a pagar o estádio, e essa vaquinha foi feita diretamente para a Caixa Econômica Federal.
Eles conseguiram uma conta em que os torcedores depositavam dinheiro ali; mais de R$ 41 milhões foram depositados por muitos torcedores corintianos apaixonados, para tentar ajudar o time.
E, se esses cálculos realmente fizerem sentido, forem comprovados e o Corinthians tiver dinheiro a receber ou se a dívida for muito menor, a gente poderia dizer que muitos torcedores foram até enganados.
Eles podem entrar na Justiça para tentar reaver o dinheiro, para processar de alguma forma, porque eles teriam doado dinheiro para algo que nem era necessário. Então tem também a questão da torcida ter sido enganada.
4º - Como o clube não percebeu possível irregularidade
Se forem comprovados, como o Corinthians não percebeu uma irregularidade tão grande nesses valores. O próprio perito diz que entrou em contato em 2019 com o presidente do clube na época, Andrés Sanchez, e também com o vice-presidente.
Ele mandou e-mail dizendo que tinha verificado irregularidades nos juros, mas não teve nenhuma resposta.
E como que o Corinthians assina um contrato depois, em 2019, uma renegociação, e não percebe que esses juros eram tão altos?
Isso também é possível, depois de uma investigação no clube, saber por que o Corinthians não foi a fundo para tentar entender, para controlar essa dívida, observar a diferença dos valores e os juros abusivos.
Então, por que as gestões anteriores do Andrés Sanchez e os presidentes que vieram depois não perceberam essa questão dessa diferença?
5º - Manifestação da Caixa
É importante a gente colocar que a Caixa se manifestou, dizendo que tudo foi feito com responsabilidade e dentro dos parâmetros tanto do banco quanto do Corinthians, com pessoas especializadas e todo o cuidado tomado para esse financiamento para a construção do estádio corintiano.
Agora, vamos aguardar os próximos desdobramentos. Com o perito tendo acesso aos documentos diretamente pelo clube, ele vai refazer esses cálculos, certamente vai encaminhar ao Ministério Público e a gente deve ter mais notícias entre os próximos 10 e 15 dias.
Esse foi o tempo que o perito disse que demoraria para chegar a uma nova conclusão, agora sim, com os documentos oficiais.
Muita coisa ainda deve acontecer, mas, até agora, o fato novo é que o financiamento de 2013 da arena do Corinthians pode, até quem sabe, já ter sido quitado ou essa dívida ser muito menor.
Uma boa notícia para os corintianos, mas que levantaria algum problema muito grande nesse contrato com a Caixa Econômica Federal.
✅Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp



