Patriots inauguram campo de flag na Alemanha; podemos esperar o mesmo no Brasil?
Franquia da Nova Inglaterra possui direitos para explorar os mercados alemão e brasileiro, além do suíço e do austríaco
O New England Patriots inaugurou, na última semana, um campo próprio de flag football — modalidade olímpica derivada do futebol americano — na cidade de Düsseldorf, na Alemanha. A franquia seis vezes campeã do Super Bowl é detentora dos direitos para explorar o mercado local, assim como na Áustria, Brasil e Suíça.
Segundo os Patriots, a organização é a primeira equipe da NFL a possuir um campo próprio na Alemanha. O objetivo da franquia é ajudar na popularização do esporte em parceria com o governo local.
“Aproximadamente 2.000 pessoas celebraram a abertura do nosso campo de flag football com a gente. Isto mostra o tamanho do potencial que este esporte tem em Düsseldorf e na Alemanha. Nosso objetivo é proporcionar a empolgação do futebol americano acessível para o maior número de pessoas possíveis”, afirmou o diretor sênior da Expansão Global e Eventos dos Patriots, Joe Dorant.
O evento contou com a presença massiva de representantes públicos de Düsseldorf, que fizeram questão de destacar o apoio ao projeto da franquia de New England na cidade.
“O compromisso dos Patriots, uma das franquias mais prestigiadas da NFL, destaca a importância deste projeto e a vontade de todos os envolvidos em promover o futebol em Düsseldorf de forma sustentável”, disse o Diretor da Cidade de Düsseldorf, Burkhard Hintzsche.
Veja também
Ou seja, o investimento feito pelos Patriots na construção do campo também envolve o apoio público. Se desejamos algo do tipo no Brasil, é preciso que prefeitos e governadores estejam ao lado das franquias que atuam no país — Detroit Lions, Miami Dolphins e Philadelphia Eagles, além dos Patriots.
A princípio, o apoio público parece não ser um problema por aqui, já que o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, demonstrou publicamente em diversas oportunidades a vontade de ter a NFL a longo prazo na cidade. Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, também já destacou o interesse de tornar a Cidade Maravilhosa um hub da liga no Brasil.
Em janeiro deste ano, durante coletiva de imprensa, o general manager da NFL no Brasil, Luis Martínez, reforçou o compromisso da liga com o desenvolvimento do esporte no país, incluindo aporte financeiro.
“O objetivo é ter mais crianças jogando. E também termos, além de torneios de flag, o nosso programa em escolas. Estamos começando por São Paulo, mas é muito ambicioso. Queremos que em breve seja nacional. É também uma oportunidade de fazer mais gente ter a consciência da importância do esporte no Brasil, mas também a importância dos valores [do esporte].”
Sendo o segundo maior mercado internacional da NFL, é válido acreditar que um dia um campo de flag football, como construído em Düsseldorf, pode existir nas cidades brasileiras. Ainda é um passo distante, é preciso consolidar mais ainda o esporte no país, mas é possível sonhar.
Vista panorâmica do vilarejo
O Los Angeles Rams anunciou na última semana a construção de um vilarejo em um terreno que pode comportar mais de dois Maracanãs. A ideia da franquia é estabelecer no bairro de Warner Center, em Los Angeles, a sede da equipe com centros de treinamento, além de prédios residenciais, salas comerciais e parques
Reprodução X/@RamsNFL
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp