Logo R7.com
RecordPlus

Primeiro Vasco x Fluminense da história foi marcado por virada icônica

O Tricolor abriu 2 a 0 no primeiro jogo entre os dois clubes, mas viu o Cruzmaltino virar o jogo

História em Campo|Ivan BelmudesOpens in new window

  • Google News
O Fluminense do início do século XX foi multicampeão carioca Reprodução/Instagram

Existem vitórias que marcam a história de um clássico, há 102 anos o Clássico dos Gigantes fazia justiça ao nome e já iniciava gigante, com um jogo espetacular, num amistoso entre Fluminense e Vasco antes do Campeonato Carioca daquele ano.

Nesta segunda-feira (20) o Clássico dos Gigantes será transmitido pela Record, assim como aconteceu no confronto do primeiro turno da competição.

Nossa viagem histórica será para 1923, para ser mais preciso, dia 11 de março, quando o Vasco (ainda sem o estádio de São Januário) recebia no campo de futebol da Rua Figueira de Melo (do São Cristóvão) o, já oito vezes campeão carioca, Fluminense.

E vai uma curiosidade de bônus, o campo hoje é o local do Estádio Ronaldo Nazário, pois foi o clube carioca que revelou o fenômeno, mas isso fica para outra viagem.


Rivalidade centenária

Tanto Vasco como Fluminense se preparavam para o Campeonato Carioca de 1923. O Gigante da Colina precisava se testar diante de adversários fortes e o Fluminense, atual maior campeão do estado, seria um confronto derradeiro para medir o patamar do Cruzmaltino.

O Vasco foi campeão em 1923 e ganhou os 3 primeiros clássicos contra o Fluminense naquele ano Reprodução/Vasco da Gama

A partida teve um componente interessante, o Vasco já no início de sua trajetória podia ser chamado de “time da virada”, isso porque, no primeiro clássico saiu perdendo por 2 a 0, gols de Welfere, aos 11 e 28 minutos; mas ainda no primeiro tempo Negrito descontou aos 35.


Na segunda etapa, Torterolli (aos 15) e, ele novamente, Negrito aos 22, deram números finais a virada vascaína.

Fluminense e Vasco se enfrentaram mais duas vezes pelo Carioca de 1923, duas vitórias vascaínas: 1 a 0 e 2 a 1. Resultados que reforçaram a superioridade do time da Cruz de Malta nos primeiros anos de confronto.


Campeão

O Vasco naquele ano se tornaria o primeiro campeão carioca com um time composto por pessoas pobres (operários, artesãos) além de jogadores negros, algo mal visto por uma sociedade racista e elitista no início do século XX.

A resposta foi imediata ao grande título cruzmaltino de 1923, no ano seguinte a Associação Metropolitana de Esportes Amadores (AMEA) exigiu que o Vasco excluísse dos quadros do clube todos os jogadores negros e operários para disputar o Carioca de 1924. O time não aceitou o que gerou a famosa resposta histórica que já abordamos por aqui no História em Campo.

Ficha Técnica

Agora, como de costume, vamos para a ficha da partida que marcou o primeiro clássico:

VASCO 3 x 2 FLUMINENSE

11 de março de 1923 (Domingo)

Estádio da Rua Figueira de Melo, Rio de Janeiro/RJ

Árbitro: José Ramos de Freitas

Vasco: Nelson; Leitão e Mingote; Nicolino, Bolão e Arthur; Paschoal, Russo, Leão, Torterolli e Negrito. Técnico: Ramón Platero (URU)

Fluminense/RJ: Carnaval; Faro e Carlinhos; Laís, Bordallo e Dimas; Paulo Vianna, Zezé, Welfare, Coelho e Carlos Augusto. Técnico: Pode Pettersen.

Gols: Welfare 11/1T (Flu), Welfare 28/1T (Flu), Negrito 35/1T (VAS), Torterolli 15/2T (VAS) e Negrito 22/2T (VAS).

Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.