Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Cosme Rímoli - Blogs

Santos aposta no provincianismo. E busca técnico mais velho do Brasil

Jesualdo estava desempregado. Comentava, de vez em quando, na tevê. Pensava na aposentadoria, aos 73 anos. Mas convite do Santos mudou sua decisão

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

Santos apostou no provincianismo ao buscar Jesualdo. Repare na bandeira
Santos apostou no provincianismo ao buscar Jesualdo. Repare na bandeira

São Paulo, Brasil

José Carlos Peres estava pressionado.

A saída de Jorge Sampaoli frustrou direção, conselheiros, torcedores.

O argentino fez um trabalho excelente com o limitado grupo que Peres ofereceu, apesar de ter prometido grande elenco.


O dirigente santista precisava de um treinador de renome.

E buscou Rogério Ceni.


Leia também

Escaldado pelo vexame que passou no Cruzeiro, ele exigia o controle do grupo. Dos reforços, dos atletas vendidos.

Quando não teve essa certeza, recusou o Santos.


Peres tinha um plano B.

Vanderlei Luxemburgo, tão defendido pelo poderoso ex-presidente e atual comandande do Conselho Deliberativo, Marcelo Teixeira.

Todos na Vila Belmiro sabiam que ele não renovaria com o Vasco. Apenas se recuperou no cenário nacional e buscaria um clube em melhor situação econômica.

Peres, no entanto, não contava com o assédio do milionário Palmeiras.

A saída foi apelar para o plano C.

Ciente de quanto é provinciana grande parte da diretoria, conselho, imprensa e torcida, o dirigente soube disponibilidade do português Jesualdo Ferreira.

E nada melhor trazer um europeu, um português, que também adora ser chamado de Mister, como Jorge Jesus, do Flamengo.

O presidente o encontrou.

Aos 73 anos, desempregado e pensando seriamente na aposentadoria, ele estava fazendo trabalhos esporádicos como comentarista esportivo.

Foi quando um velho contato com o Santos foi reativado. Em 2015, esteve cotado para trabalhar na Vila Belmiro. Mas desde que Nabil Khaznadar vencesse a eleição à presidência. Modesto Roma ganhou e Marcelo Fernandes assumiu.

Peres tem amigos próximos de Khaznadar.

E os contatos foram acertados rapidamente.

Lógico que preocupa a idade do treinador, em maio de 2020 fará 74 anos.

Ele já é, disparado, o técnico mais velho da elite do futebol brasileiro.

Jesualdo já disse que a liga do Brasil é a 'pior do mundo'. Pela competitividade, igualdade entre os times. Mas também pelas longas viagens.

Peres tratou de oferecer apenas um ano de contrato.

Vai pagar menos que Sampaoli.

Cerca de R$ 500 mil mensais.

Ele tem como característica montar times ofensivos, porém menos vibrantes e objetivos do que o ex-técnico argentino.

Acostumado em trabalhar também com equipes médias, não tem obsessão de vencer a qualquer custo, como Sampaoli.

Peres desta fez foi mais transparente.

E ficou claro que o Santos não tem dinheiro para grandes contratações.

Mas o português avisou que conhece o elenco e vai apostar também na base, nos garotos.

Além de avisar estar muito animado com a possibilidade de trabalhar no clube que revelou Pelé ao mundo.

E, como Jesus, ganhar um título na América do Sul.

Na Europa, foi tricampeão português com o Porto; na África, campeão egípcio com o Zamalek; e na Ásica, vencendo o campeonato qatariano, com o Al Sadd.

O anúncio oficial do treinador foi feito hoje, nas redes sociais santista.

Peres estava certo.

O provincianismo venceu.

Houve poucos questionamentos sobro Jesualdo.

A associação com Jorge Jesus foi absoluta...

Longe dos gramados, jogadores brasileiros curtem merecidas férias

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.