Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pressão até da ONU faz o mais arrogante dirigente da Espanha voltar atrás. E pedir desculpas a Vinicius Junior pela omissão ao racismo

Javier Tebas se viu sem saída. O mundo todo pressionava a Espanha. Até o presidente do país decidiu, dizendo intolerar racistas. O presidente de La Liga teve de pedir desculpas.

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

Javier Tebas, teve de voltar atrás ao desprezo a Vinicius Junior. E pedir desculpas
Javier Tebas, teve de voltar atrás ao desprezo a Vinicius Junior. E pedir desculpas Javier Tebas, teve de voltar atrás ao desprezo a Vinicius Junior. E pedir desculpas

São Paulo, Brasil

O ingrediente que faltava para Vinicius Junior seguir na Espanha se concretizou.

O presidente da La Liga, responsável pela organização do Campeonato Espanhol, onde o atacante brasileiro é perseguido por racistas, pediu perdão a ele.

Javier Tebas, dirigente ligado ao partido Vox, de extrema direita da Espanha, que defende abertamente a xenofobia, ou seja, contra a presença de estrangeiros no país.

Publicidade

Ele vinha de maneira sistemática repetindo que a La Liga não tinha como punir os clubes pelas possíveis ofensas a Vinicius Junior.

Mas a pressão do mundo todo, inclusive da ONU, Organização das Nações Unidas, o fez recuar. 

Publicidade

Seu passado a grupos radicais, que pregavam a saída dos imigrantes da Espanha, veio à tona.

Tebas havia rebatido Vinicius Junior, que criticou a postura omissa de La Liga diante dos nove casos de racismo que sofreu no Campeonato Espanhol.

Publicidade

"Tentamos explicar para você [O que a La Liga pode fazer em torno do racismo], mas você não apareceu em nenhuma das duas datas acordadas que solicitou. Antes de criticar e caluniar a LaLiga, você precisa se informar adequadamente", ironizou.

A resposta foi encarada da pior maneira possível por todo o planeta.

Mostrando o descaso de Tebas.

Diante da pressão, até para deixar o cargo, o dirigente resolveu se explicar hoje para a imprensa brasileira em Madrid.

"Creio que a mensagem, e a intenção que tive, uma parte importante (das pessoas), sobretudo no Brasil, não entendeu. Eu não queria atacar Vinicius, mas se a maioria das pessoas entendeu assim, preciso pedir desculpas. Não era minha intenção. Me expressei mal, em um momento ruim... Mas não tinha intenção de atacar Vinicius, mas sim esclarecer uma situação", disse Tebas à ESPN/Brasil.

"Me dá pena o que aconteceu, e por isso denunciamos. E não só denunciamos: fizemos ações especiais nos jogos dele. Falamos com os clubes, para que dessem mais segurança, identificassem torcedores. LaLiga cuida de Vinicius.

"E, se entenderam mal o tuite, tenho que pedir desculpas."

Jornalistas espanhóis garantiram ao blog quee, para Tebas tomar uma atitude dessas, pedir desculpas a brasileiros, foi porque estava com medo de perder seu cargo.

Ele é considerado pela imprensa espanhola como o dirigente mais arrogante do país.

Vitória histórica de Vinicius Junior...

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.