Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

O ponto fraco do Palmeiras, que o Água Santa explorou, para ganhar o primeiro jogo da decisão do Paulista. Gabriel Menino e Zé Rafael

Os dois volantes marcam muito mal. Não é por acaso que o Palmeiras sofreu cinco gols em duas decisões que disputou: três contra o Flamengo, pela Supercopa do Brasil e dois hoje, na final do Campeonato Paulista

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

Com Gabriel Menino e Zé Rafael marcando, o Palmeiras sofreu cinco gols em duas decisões em 2023
Com Gabriel Menino e Zé Rafael marcando, o Palmeiras sofreu cinco gols em duas decisões em 2023 Com Gabriel Menino e Zé Rafael marcando, o Palmeiras sofreu cinco gols em duas decisões em 2023

São Paulo, Brasil

Vaias e palavrões para Gabriel Menino.

Reclamações, cobranças para Zé Rafael.

Parte da torcida do Palmeiras, que estava na arena de Barueri, detectou o problema principal que fez o clube perder o primeiro jogo da final do Campeonato Paulista para o Água Santa por 2 a 1.

Publicidade

O frustrante resultado, que obriga o time de Abel Ferreira a vencer por mais de um gol a equipe de Diadema, tem um motivo antigo: a teimosia da direção em não repor a saída de Danilo, deixando o elenco sem um grande marcador.

Abel havia deixado claro, quando o Nottingham Forest fechou a contratação, em janeiro, que a necessidade de reposição era imediata. E ela não foi feita.

Publicidade

Não foi por acaso que o Palmeiras tomou cinco gols nas duas partidas decisivas que disputou. Na conquista da Supercopa do Brasil, contra o Flamengo, a vitória por 4 a 3 encobriu o fraco futebol defensivo de Gabriel Menino e de Zé Rafael.

Os três gols que o time sofreu do Flamengo foram vistos como mérito do excelente elenco rubro-negro. Mas a fragilidade dos volantes palmeirenses em travar a intermediária, a frente da zaga.

Publicidade

E, hoje, se Bruno Mezenga saiu consagrado, por haver marcado os dois gols da surpreendente vitória do time de Diadema, com dois gols e mais três grandes chances, o problema estava em como a bola chegou para o atacante em condições de finalizar.

Abel Ferreira insistiu com o gerente de futebol, Anderson Barros, queria um jogador de forte marcação. E Barros conseguiu negociar com Andrey, volante que o Vasco, que foi vendido para o Chelsea. Ele só não se apresentou ao Palmeiras porque o clube inglês queria que ele atuasse na Copa do Mundo sub-20. Abel teve de abrir mão do jogador. E aceitou uma segunda opção: Richard Ríos, colombiano que disputou o Estadual pelo Guarani, que foi contratado.

Mas havia ainda a final do Campeonato Paulista.

O treinador Thiago Carpini sabia muito bem dessa dificuldade palmeirense.

Sabia que seus meio campistas teriam espaço precioso para preparar as jogadas ofensivas.

Foi assim que o Água Santa pôde criar chances agudas para que Bruno Mezenga tivesse condição de concluir, mesmo enfrentando zagueiros excelentes, como Gustavo Gómez e Murilo.

Gabriel Menino e Zé Rafael têm como melhor característica atacar. E não defender
Gabriel Menino e Zé Rafael têm como melhor característica atacar. E não defender Gabriel Menino e Zé Rafael têm como melhor característica atacar. E não defender

Zé Rafael e Gabriel Menino gostam de ter a bola dominada, se preocuparem com a armação das jogadas. Ambos começaram na carreira na parte pensante do meio-campo, não na marcadora.

O Palmeiras teve até sorte em não tomar mais gols.

A perda de sua invencibilidade no Campeonato Paulista tem explicação na marcação frouxa demais para uma decisão de título.

Em 2022, o Palmeiras permitia que o adversário criasse, em média, cinco chances reais de gols.

Em 2023, com a saída de Danilo, o Palmeiras permite nada menos do que oito chances reais de gols aos adversários.

Abel Ferreira sabe dessa situação.

E tem consciência do que aconteceu em Barueri passa muito além de uma vitória 'de sorte' do Água Santa.

Seu time tem um ponto fraco evidente.

E que talvez seja grande demais para o garoto Richard Ríos e seus apenas 22 anos.

O Palmeiras perdeu a invencibilidade no Paulista.

Precisa vencer por dois gols de vantagem, no domingo de Páscoa, no Allianz Parque.

Terá de abrir seu time contra o muito bem organizado Água Santa.

E contar com seus volantes que marcam mal.

Será um desafio.

Em uma situação criada pelo próprio Palmeiras.

Zé Rafael e Gabriel Menino são frágeis na marcação.

Os cinco gols que o Palmeiras tomou nas decisões de 2023 não foram por acaso.

Basta perguntar para Abel Ferreira...

Veja as melhores fotos da vitória do Água Santa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.