Galvão empolgado com o fim do casamento com a Globo. A Globo empolgada com o fim do casamento com Galvão
A emissora carioca está se apressando em tirar tudo relacionado ao narrador na sua grade de programação. A começar pelo fim do 'Bem, Amigos'. E Galvão já começa podcast na Play9, de Felipe Neto
Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli
São Paulo, Brasil
Duas sensações imediatas dominam a não renovação de contrato de Galvão Bueno com a Globo.
A primeira é da emissora carioca.
A que, em 2023, não terá nada que lembre o domínio total que o narrador teve sobre o esporte do grupo Globo. SporTV incluído, lógico.
Até porque não está descartada a chance de Galvão Bueno se tornar concorrente.
Muito pelo contrário.
Há até a certeza.
Narrar ou, mais provavelmente, comentar jogos na internet por canais de streaming. Já que, mesmo com 71 anos, ele decidiu seguir trabalhando, diante das várias oportunidades que surgiram na internet.
Assim como há a recomendação no esporte da Globo e do SporTV de evitar a palavra "baita", para não remeter ao programa do ex-jogador Neto, "Baita Amigos", na Bandsport, os chavões de Galvão serão evitados no próximo ano.
A começar pelo "Bem, Amigos", programa de debates às segundas-feiras, que será mesmo extinto, como informou o portal Notícias da TV. A tradicional roda de jornalistas discutindo futebol deve seguir. Mas com outro nome, para não apelar à expressão tão marcada por Galvão Bueno no início das transmissões.
A Globo não quis deixar que a voz rouca do narrador fosse a única nas chamadas da Copa do Mundo para a emissora. Até porque um mês após o torneio Galvão estará fora.
Leia também
Mbappé: proposta de 'mais que um Neymar' para ficar no PSG. Real Madrid preocupado. Definição pode ser domingo
Técnico do Palace, Patrick Vieira chuta torcedor do Everton após provocações
Brasil não terá seu melhor árbitro na Copa. Peru derrubou Daronco. Wilton Sampaio e Claus serão os juízes no Catar
Daí a ideia de ter Tite, Alisson, Marquinhos, Thiago Silva, Philippe Coutinho, Casemiro, Danilo, Lucas Paquetá e Richarlison falando sobre a importância da disputa no Catar.
É importante destacar que, até agora, é óbvio Neymar não ter se envolvido nos filmes. Por causa das críticas que Galvão Bueno e Casagrande fizeram ao jogador do PSG, ele se afastou da emissora carioca.
A chamada do Campeonato Brasileiro já foi feita por Luis Roberto. A da Copa do Brasil também não esteve lincada com Galvão Bueno. Acabou na voz de Dirceu Rabelo.
A figura de Galvão Bueno também passou a ser dispensável quando o assunto é esporte no Jornal Nacional. Não há mais quadro no Esporte Espetacular. Não, o clima já é de sucessão.
E Luis Roberto se impôs facilmente a Gustavo Villani, que era o protegido de Galvão Bueno. Mas se desgastou na apresentação, em 2019, do programa Segue o Jogo, que teve como comentaristas Caio, Ana Thaís Mattos e Roger Flores.
Em 2020, Lucas Gutierrez assumiu o lugar de Villani. E Paulo Nunes se firmou como comentarista.
A Globo, que também transmitirá mais jogos de futebol feminino em 2023, terá Renata Silveira, mais presente na narração destas partidas.
O importante é se livrar da imagem de Galvão Bueno, que trabalha na Globo desde 1981. Ficando apenas 1992 longe, trabalhando na extinta emissora Rede OM, "Organizações Martinez", com sede em Curitiba.
Enquanto a emissora carioca já tem planejada a vida sem o narrador, ele vive momentos de empolgação.
Como contratado da Play 9, plataforma digital de Felipe Neto, há a expectativa de que ele possa faturar muito mais do que seu salário atual de R$ 500 mil na Globo.
Galvão tem tanta certeza disso que assinou contrato até 2026.
Terá os vários canais da plataforma para seguir trabalhando.
Fez ironia com a expressão que ganhou o Brasil, "Cala a Boca, Galvão", em 2010, e seu podcast Pod Falar entrará no ar daqui a cinco dias. Falará sobre as suas histórias nas inúmeras coberturas de que participou.
Sua imagem, no entanto, só poderá ser comercializada após o dia 31 de dezembro, quando acabará seu contrato com a Globo.
Há vários projetos, inclusive o de transmissão de jogos.
No YouTube e na Twitch.
Galvão Bueno se sentiu "em casa" ao optar por trabalhar com Felipe Neto, o quinto maior youtuber no mundo, com 44 milhões de inscritos no seu canal. Com rendimentos que ultrapassam R$ 65 milhões por ano.
Ele terá a companhia de Tino Marcos, Fátima Bernardes, Carol Barcellos, que também assinaram com a Play 9. Todos com ligações com a Globo. Assim como o sócio da empresa, João Pedro Paes Leme, que comandou o esporte na emissora carioca, como diretor-executivo.
O narrador perdeu a preocupação com a perda no alcance de sua voz nas narrações, devido à idade. Descobriu uma maneira tranquila, mais lucrativa de sobreviver. Na internet.
Pessoas próximas a ele não param de falar de seu entusiasmo.
Acabou a preocupação com a aposentadoria.
Que só acontecerá da Globo.
Quem quiser continuará a ouvir sua voz em 2023.
O fim de seu casamento com a emissora carioca está anunciado.
De forma civilizada, terminará no dia 31 de dezembro.
Sem mágoas.
Com os dois lados concordando em ser melhor seguir outros rumos...
Ex-São Paulo, Edgardo Bauza é diagnosticado com Alzheimer em estágio avançado
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.