Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Acabou a fase de 'teste' de Mancini. Será o técnico de Duílio

Andrés o contratou para salvar do rebaixamento. Mancini conseguiu ir além. E está fazendo o clube sonhar com a Libertadores. Duílio impressionado

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

Andrés 'encantado' com Mancini. Duílio se contagiou e quer mantê-lo em 2021
Andrés 'encantado' com Mancini. Duílio se contagiou e quer mantê-lo em 2021 Andrés 'encantado' com Mancini. Duílio se contagiou e quer mantê-lo em 2021

São Paulo, Brasil

Só no dia 4 de janeiro, Duílio Monteiro Alves assumirá a presidência do Corinthians.

Andrés Sanchez, homem que domina politicamente o clube há 13 anos, segue mandando de maneira centralizadora como sempre, mesmo tendo 'homenageando' seus vices, os deixando 'assumir' a presidência', nestes últimos dias.

Sanchez está cuidando efetivamente do futebol desde a demissão de Tiago Nunes, no dia 11 de setembro, quando o clube caminhava para o rebaixamento. Arriscou dar o cargo ao ex-jogador Coelho, treinador da categoria sub-20. Foi uma experiência desastrosa.

Publicidade

Leia também

Quando Andrés Sanchez foi sondar o mercado, ele acabou pressionado por amigos e mesmo companheiros de diretoria. Luiz Felipe Scolari estava desempregado e não via problemas para assumir o Corinthians.

Só que Andrés lembrou de algo fundamental. A identificação de Felipão com o Palmeiras. Não queria que acontecesse no Parque São Jorge a rejeição ao caríssimo treinador. Repetindo o que o Palmeiras fez com Mano Menezes.

Publicidade

A ala mais jovem de conselheiros queria Sylvinho. O ex-lateral do Corinthians, ex-assessor de Tite, que está morando na Espanha, desde que foi demitido de sua passagem-relâmpago pelo Lyon. Aliás, ele recusou projeto para comandar a Seleção Olímpica para se aventurar no futebol francês.

Andrés 'democraticamente' optou por Vagner Mancini.

Publicidade

A escolha foi sua.

Pelo 'perfil'. 

Ou seja, um treinador barato, que aceitou o contrato de risco. Embora tenha sido anunciado até o final de 2021, ele poderia ser demitido em janeiro. Caso o candidato de Andrés, Duílio Monteiro Alves, não vencesse a eleição à presidência.

Duílio Monteiro Alves observava também Mancini. Surpreso com trabalho eficiente
Duílio Monteiro Alves observava também Mancini. Surpreso com trabalho eficiente Duílio Monteiro Alves observava também Mancini. Surpreso com trabalho eficiente

Andrés sabe o quanto prejudicou a montagem do time, com seu descabido acordo para pagar a arena, que sugava as finanças corintianas.

Tanto que as missão de Mancini era clara.

Fugir do rebaixamento.

Ao ouvir as palavras 'Corinthians' e 'convite', Mancini tratou de virar as costas ao ótimo trabalho que fazia no Atlético Goianiense. 

E assumiu.

Desde então, aos trancos e barrancos, ele conseguiu primeiro estruturar o sistema defensivo. E está apelando para a intensidade, vibração, correria, velocidade para compensar a falta de talento do meio para o ataque.

Andrés está 'encantado' com o trabalho de Mancini.

O dirigente tem acompanhado o dia-a-dia do time, chegando a dormir na concentração, até como um ritual de despedida.

E está muito satisfeito com o desempenho do time.

Sua empolgação chegou até Duílio Monteiro Alves.

O comportamento do time contra o São Paulo, a reação na tabela do Brasileiro, a 13 pontos da zona do rebaixamento e a oito pontos da área de classificação para a Libertadores. 

Mancini se sente cada vez mais 'dono do cargo' no Corinthians
Mancini se sente cada vez mais 'dono do cargo' no Corinthians Mancini se sente cada vez mais 'dono do cargo' no Corinthians

Tudo isso fez com que Andrés e Duílio concordem.

O pensamento é manter o treinador até depois do Brasileiro.

O fim da competição nacional não será o fim do seu trabalho, como muito se cogitou no Parque São Jorge.

Andrés acredita que ele mereça ter a chance de montar uma equipe muito mais poderosa em 2021, com a mudança no pagamento do empréstimo para a construção do estádio. Com o clube ficando com parte da arrecadação, quando acabar essa pandemia.

Vivido, Mancini já percebeu a mudança de rumo.

Daí a sua cobrança nos vestiários ser muito mais forte.

Ele sente que o período de 'teste' passou.

Será também o 'treinador de Duílio'.

Mas, esperto, seguirá exigindo o máximo dos seus jogadores.

Sonhando, sem fazer alarde, com a Libertadores...

Pelé, Ronaldo e Cafu escolhidos para time dos sonhos da France Football

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.