Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Ruud derrota Alcaraz na primeira rodada do ATP Finals

O norueguês nunca havia vencido o espanhol

Cabeça de Chave|Álvaro SaraivaOpens in new window e Ari PeixotoOpens in new window

Rudd vence Alcaraz no ATP Finals e quebra tabu Reprodução/Instagram/@casperruud

Uma vitória sem contestação por 6/1 e 7/5 e um resultado que deve ser muito comemorado em Turim, na Itália. Além de derrotar o favorito Carlos Alcaraz (3) na primeira rodada do ATP Finals, Casper Ruud (7) ainda encerrou o tabu de nunca ter vencido o espanhol. Agora, o espanhol tem quatro vitórias contra uma do norueguês.

Verdade seja dita, vimos um Alcaraz jogando muito abaixo do que estamos acostumados. Foram 34 erros não forçados do espanhol e um desempenho fraco na quadra. Do outro lado, Ruud entrou com espírito vencedor, mostrou pouco sinal de nervosismo e ainda sacou muito durante toda a partida.

No final do jogo, o norueguês comentou sobre a vitória: “É apenas uma partida, mas é definitivamente uma das melhores vitórias da temporada para mim”, disse Ruud.

Já Carlitos disse, na coletiva pós-jogo que não se sentiu bem. “Esta manhã, não sei se por causa dos nervos ou o que quer que seja, eu estava doente, desconfortável com o estômago. Embora eu não queira usar isso como desculpa, eu estava mal, essa é a verdade, e isso me limitou muito ao jogar e não me senti confortável”.


O jogo

O primeiro set foi o termômetro do que seria a partida. Após um começo equilibrado, Ruud venceu cinco games consecutivos para fechar. O norueguês estava sólido nos saques, mas também contou com a ajudinha de Alcaraz, que cometeu 18 erros não forçados.

No segundo set, parecia que Alcaraz havia encontrado o ritmo. Apesar de ter construído uma vantagem de 5-2, o espanhol viu Ruud reagir com outra sequência de cinco games seguidos para fechar a partida. Alcaraz estava irreconhecível.



Zverev também começa com vitória

Ainda nesta segunda-feira, pelo mesmo grupo de Alcaraz e Ruud, Alexander Zverer mostrou que continua em ótima fase e derrotou o russo Andrey Rublev por duplo 6/4, em 1 hora e 12 minutos. Um bom início de torneio para o alemão, que busca o tricampeonato do Finals (venceu em 2018 e 2021). Foi a sua 67ª vitória em 87 jogos na temporada de 2024, o que o transforma no tenista que mais venceu partidas no ano.


As duas parciais do jogo tiveram roteiros parecidos, com Zverev aproveitando os dois únicos break-points que teve. Um no sétimo game do primeiro set, que permitiu ao alemão abrir 4/3, e sustentar a vantagem até o fim. A segunda quebra foi no penúltimo game da partida. Depois de estar perdendo por 4/3, o número 2 do mundo iniciou uma excelente reação, venceu 12 pontos em 14 possíveis e fechou o jogo em sets diretos.

O ótimo desempenho no saque foi importante para Zverev construir uma vitória sem riscos. Ele não enfrentou break-points e disparou 9 aces na partida, inclusive o ponto que fechou a partida. Na quarta-feira, Zverev enfrentará Ruud, enquanto Alcaraz e Rublev buscam a recuperação no grupo.

Na chave de duplas, os alemães Krawietz e Puetz venceram Arevalo e Pavic por 6/3 e 6/4. Os italianos Bolelli e Vavassori estrearam com vitória sobre Bopana e Ebden em sets diretos, 6/2, 6/3.

Brasileiros por aí

No Uruguay Open, que está sendo disputado em Montevidéu, Mateus Alves enfrenta o argentino Mariano Kestelboim pela segunda rodada do quali. Matheus Pucinelli joga contra outro argentino, Gonzalo Villanueva. Orlando Luz venceu o sul-coreano Campana Lee por 3/6, 7/6[2] e 6/3 e se classificou à chave principal. Ele ainda não conhece seu adversário.

Outros brasileiros que já estão na chave são Felipe Meligeni, que enfrenta o equatoriano Andres Andrade, Gustavo Heide, que enfrenta Federico Gomez, da Argentina, e Thiago Monteiro que tem pela frente um tenista local, Joaquin Aguilar Cardozo. Na chave de duplas, Orlando Luz e o argentino Guido Andreozi enfrentam os irmãos uruguaios Federico e Joaquin Aguilar Cardoso. Fernando Romboli e Marcelo Zorman jogam contra a parceria formada pelo brasileiro Luis Brito e o peruano Conner Huertas del Pino.

No Canadá, Karue Sell enfrenta o tenista da casa Juan Carlos Aguilar, na primeira rodada do Challenger Banque Nationale de Drummondville.

Em Lyon, João Fonseca já sabe quem vai enfrentar na primeira rodada do ALL IN OPEN Auvergne-Rhône-Alpes. É um tenista local Maxine Janvier.

Falando em João Fonseca, ele continua firme no 7º lugar da corrida para o Next Gen ATP Finals, que será realizado em dezembro em Jedá, Arábia Saudita. Mas não pode bobear. Ele tem atualmente 379 pontos e atrás dele, na fila, três tenistas brigam pela oitava vaga. Martin Landaluce, da Espanha (348), Coleman Wong, de Hong Kong (328), e o lituano Vilius Gaubas (292). Lembrando que no Next Gen ATP Finals, 7 tenistas entram pela pontuação ao longo do ano, enquanto o 8º entra como convidado.



Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.