Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Melo e Matos batem espanhóis e são campeões do Rio Open

É o maior título da dupla, formada em 2023

Cabeça de Chave|Ari PeixotoOpens in new window

Finalmente uma dupla 100% brasileira levantou o título do Rio Open. Para Rafa Matos, foi um bicampeonato, já que no ano passado ele foi campeão ao lado do colombiano Nicolás Barrientos. Mas para Marcelo Melo, foi uma consagração. Aos 41 anos, o tenista mineiro passa a ser o duplista com o maior número de títulos no circuito da ATP, 39, ao lado do croata Mate Pavic. Eles venceram a dupla formada pelos espanhóis Pedro Martinez e Jaume Munar em sets diretos (6/2 e 7/5) depois de 1h37 de partida.

Rafa Matos e Marcelo Melo
Rafa Matos e Marcelo Melo atptour e rioopenoficial/Instagram

A partida

O primeiro set foi aberto, com muitas chances de quebra para ambas as duplas. Foram seis games com break points. Mas nos momentos importantes, Rafa e Marcelo se sairam bem e venceram. Os brasileiros quebraram o serviço dos espanhóis Munar e Martinez no sexto e no oitavo game, mantendo uma vantagem confortável.

No segundo set, Melo e Matos salvaram nove break-points em quatro games diferentes, até chegar ao primeiro match-point, no décimo game. Mas um voleio errado de Marcelo deu esperança à dupla espanhola. O problema é que Munar e Martinez se complicaram quando serviam no 12º game, erraram bastante e permitiram que os brasileiros abrissem 0-40. Acabaram superados, e desta vez com um voleio perfeito de Melo.

Marcelo Melo e Rafa Matos começaram a parceria em 2023, e passaram a jogar juntos desde meados do ano passado. Foram vice-campeões em Washington (2024) e Buenos Aires (2025) e conquistaram o título do ATP 250 de Stuttgart, que era o maior deles até a conquista do ATP 500 do Rio.


Eles levam para casa 500 pontos e já entram na zona de classificação para o Finals, subindo para a sexta colocação entre as melhores duplas da temporada até aqui.

Muller na final de simples

Alexandre Muller não para de vencer e chegou à final do Rio Open. Em um jogo bastante equilibrado neste sábado (22), ele superou o argentino Francisco Comesana por dois sets a um, parciais de 7/5, 6/7[3] e 6/3. O jogo durou 2 horas e 55 minutos. Com isso, o francês evitou uma uma segunda final consecutiva entre dois argentinos no ATP 500 do Rio. Ele vai enfrentar o atual campeão, Sebastian Baez, que na outra semifinal derrotou o compatriota Camilo Ugo Carabelli. Durante o jogo, uma cena curiosa: Comesana se enrolou para devolver uma bola e acabou caindo na quadra de Muller. Veja o vídeo abaixo.


Alexandre Muller vai em busca do segundo e maior título da carreira. Mês passado, ele foi campeão do ATP 250 de Hong Kong. O francês chegou ao Rio como 60º do ranking e já pulou para o posto 41. Se for campeão, pode chegar a 32º.



Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.