Laver Cup: João Fonseca marca o 1º ponto para o time Mundo
Brasileiro supera italiano e se torna o tenista mais jovem a vencer um jogo da competição
João Fonseca foi o primeiro tenista do time Mundo a pontuar na atual edição da Laver Cup, realizada na California. No início da madrugada deste sábado, ele venceu seu jogo contra o italiano Flavio Cobolli, 25º do ranking da ATP, por 6/4 e 6/3 em 1h26 de partida.
Com a vitória do brasileiro, o placar mostra 3 a 1 para o time Europa. Antes da partida de João, o norueguês Casper Ruud e o tcheco Jakub Mensik tinham vencido os americanos Reilly Opelka e Alex Michelsen. Depois da derrota de Cobolli, o time Europa conseguiu mais uma vitória, desta vez na chave de duplas. Carlos Alcarz e Jakub Mensik derrotaram Taylor Fritz e Alex Michelsen.
As vitórias na sexta-feira valeram 1 ponto. No sábado, cada vitória vale 2 pontos. Já no domingo, o nível sobe e cada partida vale 3 pontos. Assim, a disputa não pode ser encerrada em dois dias. O primeiro time que atingir 13 dos 24 pontos em disputa leva a Laver Cup.
A partida
João começou atrás no placar e sofreu a primeira quebra do jogo. Mas o brasileiro não se abalou e pressionou Cobolli o tempo todo, criando 7 break points. Ele chegou a estar atrás em 2/4, mas manteve o jogo agressivo e fechou o primeiro set em 6/4.
Fonseca abriu o segundo set com uma sequência de aces e ainda conseguiu uma quebra para liderar por 3/1. Ainda que o italiano tenha devolvido a quebra, não conseguiu buscar o empate. O carioca recuperou a vantagem para fazer 4/2 e soube sustentar a liderança até o final da partida.
João Fonseca encantou os torcedores principalmente quando disparava seus forehands velozes. Nem o time Mundo resistiu e saudou o brasileiro num dos intervalos da partida.