Logo R7.com
Logo do PlayPlus

João Fonseca: um brasileiro a caminho do Finals

O Next Gen vai mostrar o futuro do esporte

Cabeça de Chave|Álvaro SaraivaOpens in new window e Ari PeixotoOpens in new window

Fim do ano chegando e o mundo do tênis começa a se movimentar ao redor dos torneios Finals, da WTA (já definido, veja abaixo) e da ATP (ainda indefinido, veja abaixo). Mas pouca gente se lembra do ATP Next Gen Finals, que reúne os 8 melhores jogadores sub-20 do ano, que formam a chamada nova geração do tênis. E em 2024 temos um brasileiro na zona de classificação do torneio que será realizado em Jeddah, Arábia Saudita, entre 18 e 24 de dezembro.

João Fonseca, 18 anos, por enquanto, é o 7º colocado na corrida, apesar da eliminação no Challenger da Bratislava, na Eslováquia, na última segunda-feira (28). O brasileiro tem 379 pontos na lista desta semana.

João Fonseca
João Fonseca joaoffonseca/Instagram

Quem pode se aproximar de Fonseca é o português Henrique Rocha, que está nas quartas em Guayaquil, no Equador, e já está com 298 pontos. Se for campeão, pula para 361, bem perto do tenista carioca, que ainda tem dois torneios pela frente: Helsinque, Finlândia, e Lyon, França.

WTA Finals

Depois de divulgar os grupos que participam da chave de simples do Finals, saiu a primeira rodada do torneio que vai mostrar quem é a melhor tenista de 2024.


No sábado, 2 de novembro, jogam as tenistas do grupo Roxo. A número 1 do mundo Aryna Sabalenka enfrenta a chinesa Qinwen Zheng. Em seguida, Jasmine Paolini (ITA) joga contra a cazaque Elena Rybakina.

No domingo (3), é a vez do grupo Laranja estrear. Iga Swiatek, número 2 do mundo, enfrenta a tcheca Barbora Krejcikova, e logo depois um duelo americano: Coco Gauff contra Jessica Pegula. A polonesa busca o bicampeonato.


Iga Swiatek
Iga Swiatek wta/Instagram

Pelo regulamento, as tenistas enfrentam as adversárias do próprio grupo e as duas melhores se classificam para as semifinais. Quem vencer, vai à decisão.

ATP Finals

Zverev e Alcaraz
Zverev e Alcaraz atptour/Instagram



Enquanto isso, o Finals masculino, que será realizado em Turim, na Itália, entre 10 e 17 de novembro, ainda não está decidido. Das 8 vagas, 5 estão preenchidas por Jannik Sinner (ITA), Carlos Alcaraz (ESP), Alexander Zverev (ALE), Daniil Medvedev (RUS) e Taylor Fritz (EUA). A briga pelas 3 restantes é que está esquentando.

Nada menos que 8 jogadores estão nesta disputa. Novak Djokovic, Casper Ruud e Andrey Rublev ocupam, por enquanto, a classificação para Turim. Mas -e sempre tem um mas- o sérvio não está no Masters 1000 de Paris e o norueguês e o russo foram eliminados do torneio francês.

Medvedev, Sinner e Fritz
Medvedev, Sinner e Fritz Instagram/Divulgação

E podem ser ultrapassados por Alex de Minaur (AUS), Grigor Dimitrov (BUL), Stefanos Tsitsipas (GRE), Holger Rune (NOR) e Jack Drapper (GBR).

Como ainda temos dois ATPs 250 pela frente, já é possível perceber que a briga vai ser boa. E intensa.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.