João Fonseca: o primeiro brasileiro numa final de ATP 500
Brasileiro venceu Jaume Munar na semi da Basiléia
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

João Fonseca está na final do ATP 500 da Basiléia. Neste sábado, ele derrotou o espanhol Jaume Munar em sets diretos (7/6[6] e 7/5) em 1 hora e 51 minutos. O tenista carioca é o quarto mais jovem a disputar uma final no torneio suíço. É a primeira vez que um tenista brasileiro chega à disputa pelo título desde quando o ATP 500 foi criado, em 2009.
Foi uma partida dura, como mostra bem o placar. Mas João soube contornar os momentos mais difíceis, especialmente no segundo set, quando chegou a estar perdendo por 3/1. Mas se recuperou, quebrou o serviço do espanhol no 7º game e depois no 11º. Numa rápida análise, João fez um jogo maduro, mostrando uma boa variação de jogadas, muita garra, técnica e sangue-frio. Com a ida à final na Basiléia, João já aparece na 34ª posição do ranking da ATP. Vai enfrentar o vencedor do jogo entre o francês Ugo Humbert e o espanhol Alejandro Davidovich Fokina. Se for campeão, João Fonseca fura a bolha do top 30.
Em Tóquio também tem brasileira na final
Luisa Stefani e Timea Babos são finalistas do WTA 500 DE Tóquio, no Japão. A brasileira e a húngara passaram pela parceria da americana Taylor Townsend, e a australiana Ellen Perez por 2 sets a 1 com parciais de 6/7 (4/7) 6/3 10/5. A final será contra a dupla da sérvia Aleksandra Krunic e a cazaque Anna Danilina.

O WTA de Tóquio é a última competição antes da disputa do WTA Finals que será realizado em Riad, na Arábia Saudita, com as oito melhores duplas do ano, no começo de novembro.
Carma ou coincidência?
Depois de ter abandonado a partida das 4ᵃˢ de final na Basiléia contra João Fonseca, o canadense Denis Shapovalov vai estrear no Masters 1000 de Paris contra... João Fonseca. Vai ser a chance de ele se redimir do papelão que fez na Suiça, quando, sem um motivo aparente (lesão, mal-estar) simplesmente saiu de quadra quando o brasileiro vencia por 4/1, no terceiro set e a derrota era iminente - João tinha acabado de quebrar o serviço dele e iria sacar para 5/1, provavelmente.
A ver...
