Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Itália bate a Holanda na final e é bi da Copa Davis

Berrettini e Sinner passaram pelos adversários holandeses em sets diretos

Cabeça de Chave|Álvaro SaraivaOpens in new window e Ari PeixotoOpens in new window

Com vitórias de Matteo Berrettini (6/4, 6/2) e Jannik Sinner (7/6[2], 6/2), o time Itália levantou pela segunda vez seguida o caneco da Copa Davis, a Copa do Mundo de tênis. Berretini abriu a série contra Botic van de Zandschulp num jogo nervoso e equilibrado até o nono game, quando o holandês teve o serviço quebrado. No game seguinte, o italiano sacramentou a vitória no primeiro set. Na segunda parcial, Berretini levou menos tempo para obter uma quebra, e ela veio no quarto game. Daí em diante, administrou e só permitiu mais um ponto do adversário. Lembrando que Berrettini não era o titular da equipe na chave de simples até as quartas de final contra a Argentina. Só depois da derrota de Lorenzo Musetti ele assumiu o posto de número 2 da nação nas semifinais, vencendo sua partida contra a Alemanha e neste domingo (24) contra a Holanda, deixando aberto o caminho para o bicampeonato.

Na segunda partida da final, coube ao número 1 do mundo, Jannik Sinner, confirmar seu favoritismo e um head-to-head de cinco vitórias em cinco jogos contra Tallon Griekspoor. Mas o primeiro set quase desmontou este retrospecto. Foi um jogo duro, parelho, com os tenistas conseguindo manter seus serviços até o 12º game. No tiebreak, Sinner abriu boa vantagem logo, chegou a 4-1 e fechou em 7-2. O segundo set, sim, foi mais fácil para o italiano. No quinto game, ele quebrou o serviço do holandês e não parou mais até fechar em 6/2.


NextGen Finals

Aconteceu aquilo que muita gente temia. João Fonseca está praticamente fora da zona de classificação para o NextGen ATP Finals, que reúne os sete mais bem classificados tenistas sub-20 mais um convidado definido pela organização. Até este sábado (23), o carioca ocupava a 7a. colocação na corrida para o torneio, mas será ultrapassado pelo americano Nishesh Basavareddy, que vai fazer a final do Challenger 50 de Puerto Vallarta, no México. Só em ser finalista, Basavareddy chega aos 415 pontos, superando Fonseca que parou nos 409 e caiu para oitavo. Claro, ele ainda pode entrar como convidado, mas até para isso tem que torcer para que Coleman Wong, de Hong Kong, não seja o campeão do Challenger 75 de Yokkaichi, no Japão, semana que vem.


A ironia de toda a história é a de que Fonseca vinha lutando contra o espanhol Martin Landaluce, que era o que mais o ameaçava, mas que acabou caindo para a nona posição depois de perder a semifinal no torneio de Rovereto, na Itália. Ele também encerrou a temporada.

O NextGenATP Finals será realizado em Jedá, Arábia Saudita, entre os dias 18 e 22 de dezembro.




Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.