Fonseca é campeão em Phoenix; Monteiro perde em Santiago
É o segundo título do tenista carioca, um mês depois de triunfar em Buenos Aires

João Fonseca venceu o cazaque Alexander Bublik na final do Challenger de Phoenix, no Arizona, e faturou seu segundo título na temporada. Foi uma partida muito igual, e o resultado, 7/6[4] e 7/6[0], mostra isso.
Já Thiago Monteiro foi derrotado na final do Challenger de Santiago, no Chile, pelo colombiano Daniel Galán, em sets diretos (7/5, 6/3).
Challenger de Phoenix
A final de Phoenix começou muito igual, com os sacadores levando vantagem nos games de serviço. Mas isso até o décimo game, quando o brasileiro quebrou o serviço do cazaque. Sacando em seguida, João Fonseca teve dificuldades e errou bolas que não costuma errar. O cazaque se aproveitou desta instabilidade e venceu o game, levando o jogo para o tiebreak. O game desempate não fugiu à característica do resto da partida, equilibradíssimo, até 5-5. Foi quando Fonseca mostrou toda a sua técnica e habilidade para fechar em 7/6[5].
Na segunda parcial, o brasileiro começou confirmando seu serviço com um ace, o 4º dele, contra 6 de Bublik até então. O cazaque começou a errar bolas fáceis, mas ainda assim confirmou seu serviço também. No quarto game, Fonseca teve quatro breakpoints a favor, mas não fechou e Bublik empatou a partida em 2/2. E, de novo, como no primeiro set, os tenistas foram fazendo valer seus games de saque, sem quebras. No oitavo game, de novo o brasileiro teve uma chance de quebrar o serviço do cazaque, mas não conseguiu. No décimo game, Fonseca teve um match-point, mas, novamente, desperdiçou e deixou o cazaque voltar para o jogo. A esta altura, Bublik tinha disparado incríveis 13 aces, contra 7 do brasileiro. No game seguinte, quem teve o breakpoint foi o cazaque, o primeiro dele em toda a partida. Mas Bublik também não conseguiu. De novo, a partida foi para o tiebreak. Mas desta vez, o brasileiro massacrou o cazaque, com impiedosos 7-0 no game desempate.
Challenger de Santiago

Em Santiago, Thiago Monteiro começou bem a final. Quebrou o serviço de Galán no primeiro game e abriu logo 2 a zero. O cearense manteve a liderança até o sexto game, quando foi quebrado pelo colombiano. Ainda assim, Thiago conseguiu fazer 5/3 mas quando foi sacar para o set foi novamente quebrado. A partir daí, Galán pegou o elevador e não parou mais. Ganhou os 5 games seguintes e fechou em 7/5.
Na segunda parcial, foi Galán quem disparou na frente. Abriu 3 a zero e só administrou até fechar em 6/3. Com a derrota na final, Thiago Monteiro volta ao top 100, mas em 99º lugar do ranking, passa a ser o terceiro melhor tenista do Brasil, atrás de João Fonseca e Thiago Wild.