Djokovic não vai disputar o ATP Finals em Turim
Campeão em 2023, sérvio desistiu por causa de uma lesão crônica
Novak Djokovic, um dos quatro tenistas que estavam na briga pelas três últimas vagas no ATP Finals deste ano, anunciou nesta terça-feira (5) que não vai participar do torneio. Atual campeão, Nole informou que uma lesão crônica o impede de defender o título em Turim, Itália. “Eu estava realmente ansioso em estar lá, mas por causa de uma lesão, eu não vou jogar na semana que vem. Peço desculpas àqueles que planejavam me ver lá. Desejo a todos os jogadores um grande torneio. Vejo vocês em breve!”, disse o sérvio, em nota.
Recordista de títulos no ATP Finals, com 7 conquistas, Djokovic abre mão de sua participação no torneio pela segunda vez na carreira (a outra foi em 2017). Ele também fechará a temporada fora do top 5 pela primeira vez desde aquele ano, quando terminou na 12ª colocação.
Com a desistência de Djokovic da competição, as vagas restantes serão preenchidas pelo norueguês Casper Ruud, o australiano Alex de Minaur e o russo Andrey Rublev. Os três se juntam aos cinco já classificados de antemão: o italiano Jannik Sinner, o alemão Alexander Zverev, o espanhol Carlos Alcaraz, o russo Daniil Medvedev e o norte-americano Taylor Fritz.
Falando em desistência...
O brasileiro João Fonseca, de 18 anos, tinha pela frente um duelo indigesto nesta terça-feira (5) pelo Challenger de Helsinque, na Finlândia: o croata Borna Coric, cabeça de chave 2 do torneio e atual 95º do mundo. Mas esse confronto vai ficar pra uma outra oportunidade. Coric sentiu dores no pé e abandonou a competição.
Agora, o brasileiro 150 do mundo vai jogar contra o lucky-loser holandês Jelle Sels, 297º no ranking da ATP. Essa será o primeiro confronto entre eles. Se o brasileiro passar pode pegar o austríaco Sandro Kopp (334) ou o britânico Jan Choinski (185).
WTA Finals
Pela segunda rodada do grupo Laranja, a tcheca Barbora Krejcikova se recuperou da derrota na estreia para Iga Swiatek. Nesta terça (5), venceu Jessica Pegula por duplo 6/3, em pouco mais de uma hora de jogo, e praticamente eliminou a americana, que já tinha perdido para a compatriota Coco Gauff. Ainda nesta terça, duelo das vencedoras na primeira rodada, com Swiatek enfrentando Gauff.
Pelo grupo Branco, a dupla formada por Gabriela Dabrowski e Erin Routeliffe assegurou a passagem para a semifinal, ao vencer as italianas Errani e Paolini de virada, com parciais de 1/6, 7/6[1] e 11-9. O segundo jogo da chave de duplas será entre a dupla americana Caroline Doleheide e Desirae Krawczyk e a parceria formada pela taiwanesa Hao-Ching Chan e a russa Veronica Kudermetova.
Cali
No Cali Open, Luana Pigossi, que foi eliminada na simples, avançou na chave de duplas. Ela e a argentina Julia Riera derrotaram a argentina Martina Capurro Taborda e a colombiana Yuliana Lizarazo por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 7/6[1]. Agora, enfrentram a dupla formada pela espanhola Alicia Herrero Linana e a argentina Melany Krywoj, em busca de uma vaga na semifinal.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.