Logo R7.com
RecordPlus

Com João Fonseca na equipe, time Mundo é campeão da Laver Cup

Brasileiro viu do banco as vitórias que consolidaram o título

Cabeça de Chave|Ari PeixotoOpens in new window

Time mundo alcança tri campeonato da Laver Cup sobre time europeu Reprodução/Instagram/@lavercup

Não foi só o desempenho brilhante de João Fonseca diante de Flavio Cobboli. O tenista brasileiro mostrou que é pé quente. E ajudou o time Mundo a ser campeão pela terceira vez da Laver Cup. Neste domingo, 3º dia da competição, João não entrou em quadra. Do banco, ele viu Alex de Minaur vencer Jakub Mensik (6/3, 6/4) e, principalmente, Taylor Fritz derrotar Alexander Zverev (6/3, 7/6[4]). Com estes resultados, a equipe vermelha fez 15 a 9 sobre o time azul.

A Laver Cup reúne seis jogadores europeus e seis de outras parte do mundo. Quem chegar primeiro aos 13 dos 24 pontos em disputa leva o título. Na sexta-feira, primeiro dia do confronto, as vitórias valeram 1 ponto. No sábado, 2, e no domingo, 3. Este ano, o time Mundo venceu 7 partidas, contra 5 do time Europa.

O torneio

A equipe campeã começou mal a competição. Duas derrotas nas primeiras duas partidas de simples e uma na de duplas. Foi o brasileiro João Fonseca quem salvou o dia, vencendo o italiano Flavio Cobboli e marcando o primeiro ponto do time Mundo. O segundo dia do torneio, sábado, começou com a equipe Europa já vencendo por 3 a 1, mas o time Mundo reagiu e venceu os quatro jogos que valiam 2 pontos, virando o placar para 9 a 3.

No domingo, a equipe Europa esboçou uma reação, com a vitória de Carlos Alcaraz sobre Francisco Cerúndolo, o que levou muitos brasileiros a questionar porque o argentino tinha sido o escolhido por Andre Agassi, capitão do time, em vez de João Fonseca. Com 9 a 6 no placar, o australiano Alex de Minaur venceu o tcheco Jakub Mensik.


Mas o jogo seguinte era o decisivo. Alexander Zverev e Taylor Fritz entraram em quadra sabendo que uma vitória do alemão empataria a competição (o que levaria a decisão para uma partida de duplas), e uma vitória do americano daria o título ao time vermelho.

Fritz x Zverev

Entusiasmado pela vitória inédita no dia anterior sobre Alcaraz, e com o apoio da torcida, Taylor Fritz começou o jogo voando. Agressivo, sólido e errando poucas bolas, o americano não deu muita chance no primeiro set, e fechou em 6/3. Mas no segundo set, a situação mudou. Fritz quebrou novamente o serviço de Zverev, mas o alemão não deixou barato e devolveu a quebra. O jogo seguiu até o 12º game e foi para o tiebreak. Com a torcida já de pé, o americano chegou ao match point e num voleio liquidou a partida, 7/6[4].


Para o brasileiro João Fonseca, foram 3 dias inesquecíveis. Ele foi o 1º brasileiro a participar da Laver Cup, se tornou o tenista mais jovem a vencer uma partida na competição, conviveu com tenistas do top 10, foi orientado por Patrick Rafter e Andre Agassi, conheceu — e foi aplaudido de pé — por Roger Federer. E participou do banho de champanhe no vestiário.

Não sei não, mas acho que virão outras Laver Cups com Fonseca a bordo...

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.