Flamengo vira o grande perdedor da Libertadores e goleada do Botafogo causa crise na Gávea
Rubro-Negro foi eliminado pelo Peñarol sem marcar gol nos uruguaios em dois jogos; já o Fogão fez 5 a 0
Blog do Nicola|Do R7
Ninguém perdeu mais do que o Flamengo na Libertadores de 2024. Dono da maior folha salarial da América do Sul, o Rubro-Negro acumula uma série de vexames na competição. A começar pela eliminação nas quartas de final para um time cuja folha salarial é nove vezes menor. Mas a goleada por 5 a 0 do Botafogo contra o Peñarol piorou a situação do Fla. O time de Arthur Jorge conseguiu em um jogo fazer muito mais do que o Flamengo em 180 minutos - o Rubro-Negro caiu sem balançar as redes dos uruguaios.
O Flamengo foi, inclusive, o único clube brasileiro eliminado por um rival estrangeiro no mata-mata desta Libertadores. O Grêmio caiu para o Fluminense, que saiu para o Atlético-MG. Já o Botafogo despachou Palmeiras e São Paulo.
A tragédia ficará completa para os rubro-negros se o Botafogo se sagrar campeão. Pelo segundo ano seguido, o Fla veria um rival do estado, com muito menos investimento, ficar com o título da Libertadores.
Vale lembrar que o Fluminense levou a taça em 2023 depois de eliminar o Olimpia, que havia despachado o Flamengo na fase anterior.
Hegemonia brasileira: As vitórias do Galo por 3 a 0 no River Plate e do Botafogo por 5 a 0 diante do Peñarol deixaram uma final brasileira encaminhada. Mais uma! Seria a quarta nas últimas cinco edições da Libertadores. Tal decisão também asseguraria o sexto título consecutivo dos brasileiros, algo inédito na história do torneio.
As últimas finais da Libertadores:
- 2019: Flamengo x River
- 2020: Palmeiras x Santos
- 2021: Palmeiras x Flamengo
- 2022: Flamengo x Athletico
- 2023: Fluminense x Boca Juniors
Veja também: Melhores momentos: Botafogo 5 x 0 Peñarol (CONMEBOL Libertadores)
Melhores momentos de Botafogo 5 x 0 Peñarol pela CONMEBOL Libertadores 2024.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.