Brasil fecha o dia cheio de medalhas na ginástica artística nos Jogos Pan-Americanos
Dobradinha nas barras assimétricas, ouro histórico no salto sobre mesa feminino e prata no solo masculino
Pan-Americanos|Do Live BR, de Santiago (Chile)
Uma dobradinha nas barras assimétricas fechou um dia histórico para a ginástica artística brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Rebeca Andrade e Flavia Saraiva conquistaram as medalhas de prata e bronze, respectivamente, nas barras assimétricas. Mais cedo, Rebeca Andrade havia faturado o ouro no salto sobre a mesa, e Arthur Nory, a prata no solo.
Primeira a se apresentar nas barras assimétricas, Flavinha fez uma prova marcada pela superação, em um aparelho que não era o seu melhor, e obteve nota 13.733. Em seguida, a apresentação de Rebeca Andrade levantou o público em Santiago e conquistou nota 14.333. A dupla subia ao pódio nos dois primeiros degraus até ser desbancada pela americana Zoey Miller, que, numa prova impecável, obteve nota de 14.666 e a medalha de ouro no aparelho.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Mais cedo, a ginástica brasileira feminina já havia voltado a subir ao lugar mais alto no pódio dos Jogos Pan-Americanos: Rebeca Andrade conquistou sua primeira medalha de ouro na competição, na prova do salto sobre mesa.
Leia também
Rebeca, que também foi ouro no Campeonato Mundia,l disputado no inicio do mês, e na última Olimpíada, era tida como a grande favorita na categoria do salto sobre mesa e não decepcionou. Toda a pressão que a estrela brasileira — a última a se apresentar — poderia sentir parecia não existir.
Logo no primeiro salto, perfeito e cravado, a nota de 15.333 a credenciava ao lugar mais alto do pódio. Com o segundo salto pontuado em 14.633 e a média final de 14.983 pontos, a pequena gigante brasileira conquistou o ouro que não vinha para a ginástica artística feminina do Brasil desde o Pan do Rio (2007).
No individual masculino, a prata no solo de Arthur Nory, após queda e decepção no individual geral, trouxe alívio e volta por cima. O brasileiro obteve nota 13.933 após uma bela apresentação na final. O canadense Felix Dolci e o colombiano Juan Larrahondo conquistaram as medalhas de ouro e bronze, respectivamente.
Quais modalidades do Pan-Americano dão vaga aos atletas para a Olimpíada de Paris?