Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022
Publicidade

Embiid, Antetokounmpo ou Jokic? Invasão estrangeira na NBA veio para ficar

Três finalistas ao prêmio de MVP, o jogador mais valioso da liga na temporada 2021/2022, não nasceram nos Estados Unidos

Olimpíadas|Do R7


Jokic, pivô do Denver Nuggets, é o atual MVP e favorito a mais um prêmio
Jokic, pivô do Denver Nuggets, é o atual MVP e favorito a mais um prêmio

A NBA vive uma nova era. A liga norte-americana de basquete sempre teve, em seus 75 anos de história, os jogadores locais como seus principais astros. Esse cenário mudou. Os três finalistas ao prêmio de MVP são estrangeiros: o camaronês Joel Embiid (Philadelphia 76ers) disputa o "trono" com o grego Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks) e o sérvio Nikola Jokic (Denver Nuggets). Os dois últimos, aliás, foram os jogadores mais valiosos da NBA nos últimos três anos, com o grego vencendo duas vezes e o sérvio uma.

Ainda não dá para dizer que algum deles tem o mesmo impacto para o basquete que jogadores como LeBron James ou Stephen Curry, mas que grandes astros estão surgindo também em outros locais. Tirando os últimos quatro prêmios de MVP (já contando o da atual temporada), as únicas vezes que um norte-americano não recebeu o troféu foi em 2005 e 2006, quando Steve Nash, canadense, mas nascido na África do Sul, foi o escolhido e no ano seguinte, em que o alemão Dirk Nowitzki foi o melhor.

Tim Duncan e Hakeem Olajuwon, também MVPs, nasceram nas Ilhas Virgens e Nigéria, respectivamente, mas ambos se naturalizaram norte-americanos. Mas mesmo contabilizando os dois, para uma liga que completou 75 anos, é um número bem pequeno.

Leia também

Ele, porém, tem tudo para aumentar. Além dos três craques atuais já citados, outros estrangeiros já são grandes estrelas da NBA e têm tudo para conquistar o prêmio no futuro. O exemplo mais claro disso é Luka Doncic. O esloveno de apenas 23 anos mudou o Dallas Mavericks de patamar e sonha em dar o segundo título da NBA na história da franquia.

Camisa usada por Maradona no gol 'la mano de Dios' é leiloada por R$ 44,5 milhões

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.