Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022
Publicidade

COI aprova inclusão de cinco novos esportes para Los Angeles 2028

Modalidades são tradição nos Estados Unidos, e duas nunca estiveram no quadro olímpico; na contramão, boxe é dúvida

Olimpíadas|Do R7

NFL promove jogos de flag football para meninas
NFL promove jogos de flag football para meninas NFL promove jogos de flag football para meninas

Os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, terão a inclusão de cinco novas modalidades: beisebol/softbol, críquete, flag football, lacrosse e squash. A adição do quinteto foi aprovada nesta sexta-feira (13) pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), após pedido feito pelo comitê organizador local.

O flag football, espécie de primo do futebol americano, assim como o squash, nunca esteve na programação de uma Olimpíada. Já críquete e lacrosse até apareceram no quadro, porém há mais de cem anos.

O críquete esteve nos Jogos de 1900, em Paris, enquanto o lacrosse foi disputado em duas ocasiões, nos anos de 1904, em Saint Louis, nos EUA, e 1908, em Londres. O beisebol e o softbol, que é sua adaptação feminina, estrearam em Barcelona 1994 e Atlanta 1996, respectivamente. Foram mantidos até Pequim 2008, saíram nas edições seguintes e voltaram nos Jogos de Tóquio, disputados em 2021, mas não entraram no programa de Paris 2024.

Clique aqui e receba as notícias do R7 Esportes no seu WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Publicidade

O regulamento dos Jogos Olímpicos permite que o comitê organizador local solicite a inclusão e/ou a exclusão de algumas modalidades. A decisão, entretanto, deve ser debatida por meio da Comissão do Programa Olímpico antes de emitir uma recomendação ao Conselho Executivo da entidade. Tóquio escolheu a inclusão de beisebol/softbol, caratê, skate, escalada e surfe. Já Paris 2024 adicionou breaking e manteve skate, surfe e escalada, trio que, conforme decisão tomada no início de 2022, foi incluído de forma oficial no programa a partir de 2028 em razão do sucesso de suas provas no Japão.

O DILEMA DO BOXE

Se por um lado há festa para os atletas das novas modalidades, no boxe a história é diferente. Tradicional presença nos Jogos Olímpicos, o esporte de combate não está certo para 2028. A nobre arte vive uma crise política após escândalos financeiros na Federação Internacional. A presença em Los Angeles ainda é incerta. Nos Jogos de Tóquio, em 2021, o Brasil faturou nada menos que três medalhas na modalidade.

Daqui a um ano começam as Olimpíadas; veja sete coisas que só acontecerão em Paris 2024

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.