Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Serena Williams vence em sua estreia no US Open e adia despedida do tênis

Tenista norte-americana venceu a montenegrina Danka Kovinic num jogo acompanhado por muitas celebridades

Mais Esportes|

Serena comemora sua vitória na partida de estreia do US Open
Serena comemora sua vitória na partida de estreia do US Open Serena comemora sua vitória na partida de estreia do US Open

Serena Williams se classificou nesta segunda-feira (29) para a segunda rodada do US Open, que pode ser o último torneio de sua carreira fenomenal, derrotando a montenegrina Danka Kovinic (80ª do mundo) com parciais de 6-3 e 6-3.

A americana de 40 anos comemorou sua vitória em grande estilo diante de 23.800 torcedores apaixonados na quadra central de Flushing Meadows, a maior e mais barulhenta do mundo, e agora enfrentará a estoniana Anett Kontaveit, número dois do mundo, na quarta-feira (31).

Apesar de também competir em duplas ao lado de sua irmã mais velha, Venus, o mundo esportivo estava de olho na estreia em simples de Serena, que contou com a presença de celebridades como Bill Clinton, Mike Tyson e Hugh Jackman, com a expectativa de que fosse o último jogo da lenda do tênis.

"É uma decisão muito difícil. Quando você ama tanto algo, é muito difícil deixá-lo", reconheceu Williams emocionada. "Agora é a hora, eu tenho uma família e há outros episódios na vida. Eu chamo isso de evolução", disse ela.

Publicidade

A um mês de seu aniversário de 41 anos, Serena Williams deu a entender que vai se aposentar após sua participação neste US Open, torneio em que se tornou conhecida em 1999 com seu primeiro título de Grand Slam, aos 19 anos.

A atmosfera eletrizante pesou sobre Kovinic, uma tenista 13 anos mais jovem e sem títulos em seu currículo.

Publicidade

A montenegrina, que tinha reconhecido antes da partida que se sentia "honrada" por esta oportunidade, foi superada por Williams, que mostrou a sua melhor forma desde a sua recente volta às competições após um ano de inatividade.

A americana se apoiou em seu saque ainda poderoso (9 aces) para diminuir os esforços e foi implacável em momentos-chave, salvando oito dos 10 break points que enfrentou.

Publicidade

VESTIDA COM DIAMANTES

Fãs acompanham de perto Serena no US Open, que deve ser sua última competição
Fãs acompanham de perto Serena no US Open, que deve ser sua última competição Fãs acompanham de perto Serena no US Open, que deve ser sua última competição

Após um dia repleto de homenagens em jornais e televisão, Williams apareceu com semblante concentrado na majestosa quadra Arthur Ashe, onde foi apresentada como "a maior de todos os tempos".

As arquibancadas se encheram de flashes de torcedores que eternizaram o momento com seus celulares ou, como sua filha Olympia, com uma pequena câmera fotográfica.

Para sua possível última aparição no grande palco, Williams usou um vestido curto escuro e incrustado de diamantes que ela mesma desenhou, composto de seis camadas lembrando seus seis títulos do US Open.

Com toda a expectativa nos ombros, a americana começou a sacar em um primeiro game em que, após cometer algumas duplas faltas, superou dois break points.

No game seguinte, ela levantou a torcida com uma corrida até a rede em que conquistou um ponto espetacular que lhe deu uma quebra e enviou a mensagem de que, como sempre, ele iria lutar.

Seu jogo parecia mais afiado do que nas outras quatro partidas que disputou este ano, nos quais sofreu três derrotas.

Vencendo por 2 a 0, os nervos começaram a mudar de lado, embora Kovinic tenha respondido vencendo três games consecutivos.

A reação acabou sendo uma miragem e Williams, empurrada pelo público, imediatamente quebrou seu saque e acelerou implacavelmente até se dar a oportunidade de vencer o set com seu saque.

Em um game épico, Serena salvou quatro break points fechando o set e soltando seu primeiro grito de alívio enquanto a multidão vibrava nas arquibancadas.

A americana estava pronta para aumentar seu devastador retrospecto de 98 vitórias e três derrotas em partidas do US Open em que assumiu a liderança.

Intimidada pela pressão e pela lenda à sua frente, Kovinic não conseguiu reagir e cedeu seu saque no quinto game.

Era a única coisa que Serena precisava para garantir a tão esperada vitória na estreia e comemorá-la com um sorriso radiante.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.