Japão e Grécia entram em campo em busca da sobrevivência
Mais Esportes|Do R7
Japão e Grécia, derrotados na primeira rodada do Grupo C da Copa do Mundo, têm um duelo marcado para quinta-feira às 19h00 em Natal e só podem pensar na vitória para continuar sonhando com uma vaga nas oitavas de final.
O técnico do Japão, o italiano Alberto Zaccheroni, pediu uma reação do time após a derrota de virada por 2-1 para a Costa do Marfim na estreia.
Muitos comentaristas consideram o Japão a seleção mais forte da Ásia, mas a partida contra a Costa do Marfim mostrou que isto não significa muita coisa em um torneio como a Copa do Mundo. Os nipônicos até abriram o placar, com Keisuke Honda, mas foram dominados na segunda etapa.
E agora, os japoneses enfrentarão uma Grécia que também tem a obrigação da vitória na Arena das Dunas. O time europeu foi atropelado por 3-0 pela Colômbia na estreia.
O Japão chegou ao Brasil com o sonho de repetir a campanha da África do Sul-2010, quando a equipe superou a primeira fase e chegou às oitavas de final, etapa na qual foi eliminado pelo Paraguai nos pênaltis.
Zaccheroni tem um grande apoio entre os torcedores japoneses, mas a falta de vontade dos 'Samurais' contra a Costa do Marfim provocou algumas reações.
O ex-capitão Hidetoshi Nakata, agora comentarista do Mundial para o canal público NHK, foi ácido.
"Temos que pensar como queremos jogar porque até agora estou tentando entender como Zaccheroni deseja que a equipe jogue".
Keisuke Honda, jogador do Milan, reclamou depois da partida. Ele disse que o Japão "não jogou como sabe", enquanto o atacante Shinji Kagawa, do Manchester United, sugeriu que o time tenha mais ousadia contra a Grécia.
"A Grécia vai sair para atacar e não temos outra opção a não ser seguir a mesma estratégia", disse Kagawa.
Apesar de ter sofrido a virada contra a Costa do Marfim, o zagueiro Maya Yoshida acredita que sair na frente do placar contra os gregos será crucial.
"Estamos muito decepcionados com a derrota na primeira partida, mas ainda temos que jogar duas partidas", declarou Yoshida.
Para o defensor, abrir o placar dará a oportunidade para a seleção japonesa explorar os contra-ataques, o que seria vital.
jd/fp