Corrida de rua: veja como escolher o tênis ideal para o seu pé
Calçado pode afetar o desempenho na hora da atividade e até causar lesões; saiba como escolher o tênis ideal para o seu pé
corrida de rua|R7 Conteúdo e Marca

As corridas de rua se tornaram uma das principais escolhas para o brasileiro na hora de praticar um exercício, em 2024, 2.827 provas oficiais foram realizadas no Brasil, enquanto em 2023, somente 2.186 foram realizadas.
Entretanto, se engana quem acredita que basta pôr um tênis e sair na rua para participar dessa atividade física. O impacto da escolha do calçado pode fazer uma grande diferença na hora de praticar a atividade e um desconfortável pode acabar afetando sua corrida e até causar lesões. O calçado é uma escolha completamente pessoal, pois cada pé e cada corpo tem características distintas.
Com a indústria sempre lançando novas tecnologias, com opções de moldes, solados, espumas, tecidos e vários recursos, fica difícil para os corredores saberem qual o modelo ideal para comprar. Veja aqui algumas dicas para saber na hora de comprar o tênis ideal.
Conforto

O principal ponto a ser considerado na hora da compra é a percepção sobre o calçado, se serviu bem e se o pé está protegido e confortável. Conforto é a palavra-chave. Nem sempre o mais caro, ou tecnológico, vai ser o ideal para você.
Além do modelo, é importante olhar para o tamanho, tênis muito apertados podem causar lesões e desconfortos na hora da corrida, alterando o rendimento. Já os mais folgados podem atrapalhar a sua pisada e deformar o pé. O ideal é deixar uma folga de 1,5 cm, lembrando que o pé incha durante a atividade física.
Tipos de pisada
Seja pronada, supinada ou neutra, saber seu tipo de pisada. Um modelo que atenda sua forma de andar pode ajudar a manter a estabilidade e evitar lesões ao correr.
- Pronada - quando a parte de fora do calcanhar toca no chão, o pé inicia uma rotação excessiva para dentro.
- Supinada - o pé toca o solo com a face externa do calcanhar e se mantém na banda externa do pé.
- Neutra - começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro.
A melhor maneira de descobrir como se pisa é procurar um ortopedista, por meio do teste acompanhado com um fisioterapeuta, assim já ajustando a pisada para evitar lesões.
Hoje, há modelos específicos para os tipos de pisadas, que auxiliam na hora de corrigir o caminhar e ajudam a melhorar o desempenho ao correr, mas é importante lembrar que esses modelos podem acarretar uma possível lesão, caso não seja o formato ideal.
Objetivos e distâncias da corrida

Saber qual o objetivo e a distância praticada nos exercícios ajuda na hora de escolher um tênis, quem busca treinos leves e regulares precisa de modelos versáteis, com bom amortecimento e conforto para uso frequente, priorizando proteção e estabilidade ao longo do tempo.
Já corredores focados em desempenho, como treinos de ritmo ou provas, tendem a se beneficiar com os calçados mais leves e responsivos, que favorecem a propulsão e a eficiência da passada.
Para corridas curtas (até 5 km), é possível usar modelos mais leves e flexíveis, que priorizam agilidade e velocidade. Em distâncias médias (5 a 10 km), o ideal é equilibrar amortecimento e retorno de energia, garantindo conforto sem perder performance.
Já em corridas longas, como 15 km, meia maratona ou maratona, o foco deve ser a absorção de impacto, estabilidade e suporte ao pé, já que o desgaste físico aumenta e o risco de lesões é maior.
Corrida Folha de SP
Para comemorar 105 anos de história, jornalismo e conexão com a cidade, a Folha de S.Paulo anuncia a Corrida 105 anos da Folha, que acontecerá no dia 29 de março de 2026, com largada no Vale do Anhangabaú, no Centro Histórico de São Paulo.
A corrida ocorrerá em três modalidades, feito para aqueles que já são experientes no esporte e aqueles que estão iniciando.
- 3 km de caminhada
- 5 km de corrida
- 10 km de corrida
*Essa matéria é um oferecimento da Folha de SP.

