Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sem psicólogo, CBF tenta blindar elenco para Seleção não perder foco após lesões

Tite não levou profissional especializado em psicologia pela segunda Copa do Mundo seguida, e elenco tem momento de 'tensão' com problemas de Neymar e Danilo

Lance|

Lance
Lance Lance

Apesar da segura vitória contra a Sérvia, a estreia da Copa do Mundo trouxe um baque na Seleção Brasileira pelas lesões de Neymar e Danilo. Com isso, o jovem elenco do Brasi tem um teste mental pela frente: superar a ausência de duas das referências da equipe - e saber lidar com a possível recuperação (ou não) deles. Neste contexto, a escolha de Tite em não levar um psicólogo ao Qatar vem à tona.

+ Seleção: Neymar compartilha foto de tornozelo inchado após lesão

O treinador optou por não trazer um profissional especializado na área por considerar que demoraria para os jogadores criarem laços. O mesmo aconteceu com a delegação na Copa do Mundo da Rússia, em 2018.

Tite, porém, não desestimula que os jogadores busquem ajuda mental. Pelo contrário, o treinador dá atenção ao assunto no dia a dia e encoraja os jogadores - ele mesmo afirmou que contou com o trabalho de uma psicóloga sem relação com a CBF durante parte do ciclo para o Qatar.

Publicidade

+ Neymar lamenta lesão, mas projeta volta na Copa para ajudar a Seleção: 'Vou ter a chance'

A última vez que a Seleção "teve" equipe de psicologia foi em 2014. À época, a psicóloga Regina Brandão fez visitas ao time comandado por Felipão após a vitória sobre o Chile, nas oitavas de final, jogo que ficou marcado pelos choro de Thiago Silva ainda no gramado do Mineirão.

Publicidade

Em 2022, o contexto é outro. Sem um profissional da área, é a própria comissão técnica e os profissionais da CBF que tentam fazer com que os jogadores não percam o foco. Neste caso, a presença dos jogadores mais velho para com um elenco com tantos jogadores novos é muito importante, como Casemiro explicou.

+ Casemiro critica torcedores que 'comemoraram' lesão de Neymar por rivalidade política

Publicidade

- Quando você quer transmitir algo, principalmente para os mais jovens, você tem que ser muito cuidadoso, porém não pode tirar a característica de cada jogador. Quando vai transmitir algo para cada atleta é preciso trazer tranquilidade e não pode acanhá-lo, para ele seguir tendo tranquilidade. Se ele está aqui conosco é porque ele teve audácia, ousadia no seu clube. Que eles fiquem focados e continuem fazendo o que estão fazendo - afirmou o volante, em entrevista coletiva neste sábado.

Brasil x Servia - Neymar
Brasil x Servia - Neymar Brasil x Servia - Neymar

Neymar se machucou contra a Sérvia (Foto: GIUSEPPE CACACE / AFP)

A saúde mental está cada vez mais em pauta no mundo do futebol. Éverton Ribeiro, Rodrygo e Alex Telles, por exemplo, já afirmaram abertamente que o trabalho de psicologia ajudou em momentos específicos das respectivas carreira.

+ Neymar fora da fase de grupos: relembre outras lesões que o atrapalharam na Seleção

Neymar e Danilo fazem falta, mas o discurso (e o foco) interno é de que a Seleção pode superar as ausências para chegar longe na Copa do Mundo. O próximo desafio será contra a Suíça, às 13h (de Brasília) desta segunda-feira, no Estádio 974.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.