Sem destaques promovidos por Luxa, Verdão estreia na Copinha
Esteves, Gabriel Menino, Alan Guimarães e Veron estão inscritos no torneio, mas só vão jogar em caso de necessidade no final da competição sub-20
Lance|Do R7
O Palmeiras inicia nesta quinta-feira (2), às 21h30, sua campanha na 51ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Sediado em Araraquara, o time enfrentará o União Rondonópolis com muitos jogadores da vencedora geração sub-17. O clube ainda busca seu primeiro título na competição.
veja mais: 2019, o ano para Neymar apagar para sempre de sua história
Leia também
'Palmeiras de Todos': clube lança campanha a favor da diversidade
Ainda sem reforços, Palmeiras pode ter acréscimo de R$ 54 mi no caixa
Conheça joia do Palmeiras que vale R$ 450 mi e se destacou para Luxa
Borja agradece: 'Colocaram a mão no coração e pensaram em mim'
Promessa do Palmeiras emociona padrinho ao presenteá-lo com carro
O time será mais novo, porque o elenco profissional, comandado por Vanderlei Luxemburgo, contará com muitos jogadores da base em 2020. Esteves, Gabriel Menino, Alanzinho e Veron, por exemplo, estão inscritos na Copinha, mas vão fazer a pré-temporada a partir do dia 6. Eles só serão usados em caso de necessidade na reta final da competição, e se forem autorizados por Luxa.
Patrick de Paula e Angulo, que estavam no sub-20 até o ano passado, estouraram a idade e também foram promovidos. Vinicius Silvestre, Pedrão e Wesley completam a lista dos formados no Verdão que irão receber uma chance nesta temporada.
A Copinha é a oportunidade para jogadores como os atacantes Marcelinho e Gabriel Silva. Ambos têm 17 anos de idade, mas já começaram a se destacar no sub-20 e devem estar entre os principais nomes da equipe do técnico Wesley Carvalho.
Veja mais: 'Artilheiro de finais' quer fim de ironia sobre Copinha no Palmeiras
- Estamos trabalhando diversos aspectos técnicos e táticos, já que boa parte do elenco é formada por atletas nascidos em 2002 e que faziam parte do time sub-17 anteriormente. Alguns já foram testados no Brasileiro e na Supercopa, e a nossa meta é brigar para estar entre os melhores. Isso também desperta a atenção do nosso elenco profissional, que já subiu alguns garotos nossos para a pré-temporada - afirmou o treinador.
O Verdão conseguiu em 2019 o seu recorde de títulos nas categorias de base: foram 34 ao todo. A geração sub-20 conseguiu conquistas como: o tricampeonato paulista consecutivo, a Copa do Brasil, o Torneio de Terborg, na Holanda, e a CEE Cup, na República Tcheca.
Torneio de base mais tradicional do país, a Copinha ainda não foi conquistada pelo Palmeiras, que teve em 1970 e 2003 suas melhores campanhas - foi vice-campeão em ambas. Apesar da fama da competição, esta não é tratada pela diretoria como uma obsessão, já que a maior preocupação tem sido mostrar bons resultados em torneios chancelados pela CBF, como o Brasileiro e a Copa do Brasil.
Veja mais: Lista dos mais desvalorizados em 2019 tem dois craques brasileiros
Sediado em Araquarara pela quarta vez, o Verdão precisa se classificar como um dos dois melhores de sua chave para avançar - serão seis fases de mata-mata em jogo único, até a decisão no dia 25 de janeiro, no Pacaembu. Além do União Rondonópolis, estão no grupo do Palmeiras o Petrolina e a Ferroviária.
Curta a página do R7 Esportes no Facebook
Folga de Neymar tem muita festa em quatro cidades diferentes