Relembre jogadores que foram para Europa e logo retornaram ao Brasil
Emprestado pelo Monaco, lateral-esquerdo foi anunciado No Santos. jogador estava desde 2016 na Europa, mas acertou volta ao futebol brasileiro
Lance|Do R7

O futebol é dinâmico e a vida de jogador não foge da regra. Muitos atletas são vendidos por clubes brasileiros e por ventura não conseguem se destacar no futebol europeu. Por conta disso, o caminho mais comum é o empréstimo a algum clube para que consiga desenvolver seu futebol.
Leia também
Com isso, acontecem algumas transferências em que o jogador volta para o seu país, de onde havia sido poucos meses atrás.
O LANCE! mostra para você alguns jogadores que deixaram o Brasil para jogar na Europa e que retornaram para o país pouco tempo depois. Veja os casos e confira quem se deu bem!
FELIPE VIZEU

Vendido pelo Flamengo ao Udinese-ITA, o atacante deixou o Rubro-Negro na parada para a Copa do Mundo rumo ao país europeu. Ficou na equipe por apenas seis meses e retornou para o Brasil neste mês para assinar com o Grêmio.
Pela Udinese, Vizeu entrou em campo em apenas cinco oportunidades e não marcou gols. Já pelo Flamengo, o atacante jogou 75 partidas e balançou as redes 20 vezes.
RIBAMAR

O atacante Ribamar é bem conhecido do futebol carioca. Revelado pelo Botafogo em 2016, o jogador foi vendido ao 1860 Munique em julho do mesmo ano. Após passagem apagada, foi comprado pelo Athletico Paranaense em 2017 onde ficou até julho de 2018, quando foi vendido pelo Pyramids.
Entretanto, Ribamar não conseguiu uma boa sequência no clube egípcio e, após um empréstimo ao Ohod Al-Medina, foi emprestado ao Vasco da Gama neste mês para ficar no Cruzmaltino durante os próximos dois anos.
THIAGO NEVES

Craque do Fluminense na Libertadores de 2008, Thiago Neves abriu os olhos do futebol europeu após o grande primeiro semestre daquele ano e foi vendido pelo Flu ao Hamburgo, da Alemanha.
Veja mais: Thiago Neves faz provocação infeliz ao Galo citando barragem da Vale
Entretanto, Thiago não conseguiu manter o mesmo nível de atuações na Bundesliga ,e no início de 2009 o Fluminense conseguiu negociar um empréstimo com o clube alemão e o camisa 10 retornou ao Tricolor das Laranjeiras.
GERSON

Tido como uma das maiores promessas da base do Fluminense nos últimos anos, o meia Gérson teve grande destaque em suas primeiras partidas no time profissional do Flu e abriu os olhos dos clubes europeus. Com isso, a Roma conseguiu contratá-lo em 2015.
Veja mais: Com gol de Gerson, Fiorentina marca três vezes no fim e vence Spal
No entanto, ao chegar no clube italiano, o jogador foi comunicado que seria emprestado ou seria colocado apenas para treinar naquele momento. Com isso, o meia retornou ao Fluminense e ficou no clube que o revelou durante os seis primeiros meses de 2016.
DIEGO SOUZA

Destaque do Fluminense no Carioca de 2005 e na Copa do Brasil, onde o Tricolor foi o vice-campeão da competição, Diego Souza, com 20 anos de idade até então, foi vendido ao Benfica, de Portugal, após a decisão do torneio nacional.
Veja mais: Diego Souza explica opção pelo Botafogo: 'Projeto aqui é ambicioso'
Entretanto, sem espaço no Benfica, no mesmo ano o meia retornou ao futebol brasileiro logo para um dos maiores rivais do Tricolor, o Flamengo, que lutava para não cair para segunda divisão, e naquela altura, Diego ajudou o Rubro-Negro a se manter na Série A.
ROBERTO DINAMITE

Ídolo do Vasco, Roberto Dinamite era um dos maiores jogadores do futebol brasileiro quando foi contratado pelo Barcelona em 1980. O brasileiro chegou para substituir o até então centroavante da equipe, o austríaco Hans Krankl, que tinha discutido com o treinador Ladislao Kubala e foi dispensado.
Veja mais: Roberto Dinamite lamenta morte de Eurico Miranda: 'Descanse em paz'
Mesmo marcando dois gols na sua estreia, Dinamite fez apenas 10 jogos pelo Barcelona. O treinador que havia pedido sua contratação, Joaquín Rife, foi demitido e o seu substituto, Helenio Herrera, não deu muitos minutos em campo. Por isso, logo retornou ao Vasco apenas três meses depois de sua ida ao clube catalão.
ROGER FLORES

Principal revelação do Fluminense na época em que o clube esteve na terceira divisão do futebol brasileiro, Roger foi o cara do Tricolor por alguns anos e chamou atenção da Europa, tanto que foi vendido ao Benfica em julho de 2000.
Veja mais: Reclamação lá, confusão cá: entenda a rixa da venda de ingresso do Fla-Flu
Entretanto, o 'Maradoninha', como foi apelidado por Carlos Alberto Parreira, treinador do Fluminense em 1999, retornou ao Tricolor em janeiro de 2001 via empréstimo junto ao clube português.
JORGE

Após uma passagem discreta pelo futebol europeu, o lateral Jorge acertou com o Santos até o final da temporada. Revelado pelo Flamengo, o jogador foi vendido ao Monaco em 2016. O clube francês cedeu o atleta ao Peixe por empréstimo.
Veja mais: Jorge faz seu 1º treino no Santos; Cueva se reapresenta nesta tarde
Desde que foi vendido, Jorge não conseguiu se firmar no futebol europeu. Foi emprestado para o Porto, onde não teve espaço. No Santos, o jogador só não poderá atuar no Campeonato Paulista.
Curta a página R7 Esportes no Facebook
Negócio fechado! Veja as contratações do mercado da bola
O mercado da bola no Brasil anda bastante movimentado. Entre as principais contratações desta janela de transferência estão Arrascaeta, que deixou o Cruzeiro para o Flamengo por valor recorde no país; Ganso, que acertou com o Fluminense após rescisão n...
O mercado da bola no Brasil anda bastante movimentado. Entre as principais contratações desta janela de transferência estão Arrascaeta, que deixou o Cruzeiro para o Flamengo por valor recorde no país; Ganso, que acertou com o Fluminense após rescisão no Sevilla; e Ricardo Goulart, principal contratação do Palmeiras para a temporada. Veja as contratações dos clubes da Série A do Brasileirão!