Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente do COB completa 5 anos no cargo e avalia: 'O esporte olímpico alcançou excelentes resultados'

Paulo Wanderley assumiu o cargo em 2017, realizou diversas mudanças na estrutura da instituição e alcançou grandes resultados no esporte

Lance|

Lance
Lance Lance

Paulo Wanderley completa cinco anos como presidente do Comitê Olímpico do Brasil, o COB. Desde que assumiu o cargo, em 2017, a instituição passou por diversas mudanças. Reconhecida por um trabalho transparente, a atual gestão tem sido responsável por resultados históricos nas competições e também em termos de governança.

+ Confira os memes da final da Copa do Brasil

- Cinco anos parecem muito, mas passam rapidamente. O nosso objetivo maior é sempre elevar o patamar da gestão, da governança do Comitê Olímpico do Brasil e alcançar mais resultados, além do reconhecimento perante a sociedade. Também é nosso compromisso dar o suporte adequado aos atletas por meio das Confederações esportivas. Esse papel, acredito eu, estamos exercendo muito bem e vamos seguir evoluindo - afirmou o presidente.

Um dos seus primeiros atos, ainda em 2017, foi o lançamento do Programa Gestão, Ética e Transparência (GET). O projeto foi criado para dar suporte no aprimoramento da gestão das Confederações Brasileiras Olímpicas, com foco na governança das diferentes entidades.

Publicidade

Na parte esportiva e já visando os Jogos Paris 2024, o objetivo do presidente é superar a campanha histórica de Tóquio 2020, quando o Brasil conquistou o seu melhor resultado na história da competição. O país encerrou a sua participação em 12º lugar, com recorde de medalhas - foram 7 ouros, 6 pratas e 8 bronzes.

- Em meus cinco anos à frente do COB, o esporte olímpico brasileiro alcançou excelentes resultados, o que nos dá confiança em relação ao trabalho desenvolvido em conjunto com as Confederações Brasileiras Olímpicas na preparação dos atletas brasileiros. Seguimos empenhados em trabalhar com ainda mais vontade e determinação, tendo como meta os Jogos Paris 2024 - ressaltou.

Publicidade

No atual ciclo olímpico, o Brasil disputa os Jogos Sul-Americanos Assunção 2022. Com o campeonato em andamento, o país lidera o quadro de medalhas.

Além disso, a austeridade tem sido um dos principais pilares da gestão de Paulo Wanderley. Recentemente, o COB anunciou que sua sede mudará de endereço, alteração que irá gerar, em cinco anos, uma economia de mais de R$17 milhões.

Publicidade

Todo o valor economizado será investido na preparação esportiva da delegação brasileira para os principais eventos multiesportivos do ciclo.

- O reconhecimento da boa aplicação dos recursos pelo COB vem ao encontro das nossas máximas de austeridade, meritocracia e transparência. São elementos que têm norteado a gestão do COB nos últimos anos e isso se reflete no resultado esportivo - ressaltou Paulo Wanderley.

Nos últimos anos, também foram criadas outros projetos, como o Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil, o Projeto Memória Olímpica e a Comissão Mulher No Esporte.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.