Lance Palmeiras faz as contas: saiba quantos pontos faltam para o título do Brasileirão

Palmeiras faz as contas: saiba quantos pontos faltam para o título do Brasileirão

Verdão empatou com o Atlético-GO e viu sua vantagem para Internacional diminuir, mas segue com uma conta simples para poder levantar a taça do campeonato nacional

Lance
Lance

Lance

Lance

O Palmeiras enfrentou o Atlético-GO, em Goiânia, na última segunda-feira, e voltou de lá com apenas um empate em 1 a 1. Com isso, o Internacional, que venceu sua partida na 31ª rodada do Brasileirão, conseguiu diminuir a vantagem de 12 para dez pontos em relação ao líder. No entanto, para o Verdão, as contas para o título seguem as mesmas: vencer quatro rodadas até o término do campeonato.

GALERIA
> Confira os públicos do Palmeiras no Allianz Parque em 2022

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

Depois de empatar com o Dragão, os torcedores palmeirenses (mesmo os mais otimistas) devem ter ficado preocupados com a vantagem diminuindo nesta reta final da competição. Os mais fanáticos devem ter começado a fazer cálculos para entender o "prejuízo", mas a verdade é que pouco mudou desde a última rodada.

Antes do início da 31ª rodada, bastava ao Alviverde vencer quatro das oito rodadas finais do Brasileirão, ou seja, conquistar 12 dos 24 pontos em disputa (50% de aproveitamento). Com isso, o Inter poderia, no máximo, empatar em pontos (78), mas perderia no número de vitórias, já que atingiria apenas 22 com 100% de aproveitamento, enquanto o time de Abel Ferreira teria 23.

O objetivo segue o mesmo, a diferença para a rodada anterior é que, em consequência do empate com o Atlético-GO, o Palmeiras ficou com uma rodada a menos para conquistar suas quatro vitórias, mas diminuiu a distância para a pontuação necessária para o título: de 12 para 11. Observe que os quatro triunfos seguem como requisito básico para garantir a taça sem precisar de tropeços dos rivais, pois, repetindo, o Alviverde atingiria 23 vitórias e o Colorado somente 22.

Se seguirmos com a conta de 12 pontos (quatro vitórias), isso significa um aproveitamento de 57,1% dos pontos que ainda estão em disputa (21). Caso vença os quatro jogos que ainda restam no Allianz Parque (São Paulo, Avaí, Fortaleza e América-MG), o Verdão conquistará o título sem precisar pontuar fora de casa, onde está invicto.

Evidentemente que tropeços do Internacional ou do vice da vez podem diminuir essa conta nas próximas rodadas, mas neste momento o Palmeiras precisa chegar aos 78 pontos com pelo menos quatro vitórias para não deixar a decisão para os critérios de desempate. Essa é a conta mágica para que a taça vá para o Allianz Parque e se some a outras dez do Brasileirão que estão por lá.

Veja o que Palmeiras precisa para ser campeão sem depender de tropeços dos concorrentes:

- 12 pontos em 21 possíveis, pois há a necessidade de garantir pelo menos quatro vitórias para evitar os critérios de desempate
- 4 vitórias em 7 rodadas
- Chegar aos 78 pontos (desde que com mais quatro vitórias)
- Mínimo de 57,1% de aproveitamento dos pontos na reta final

Agenda do Palmeiras nas sete rodadas finais:

16/10 (domingo) - Palmeiras x São Paulo - Allianz Parque
22/10 (sábado) - Palmeiras x Avaí - Allianz Parque
25/10 (terça-feira) - Athletico-PR x Palmeiras - Arena da Baixada
2/11 (quarta-feira) - Palmeiras x Fortaleza - Allianz Parque
6/11 (domingo) - Cuiabá x Palmeiras - Arena Pantanal
9/11 (quarta-feira) - Palmeiras x América-MG - Allianz Parque
13/11 (domingo) - Internacional x Palmeiras - Beira-Rio

Últimas