O Pacaembu comemorou aniversário de 80 anos na última segunda-feira, dia 28 de abril. Mas e os outros estádios? Apesar das reformas pelas quais passaram, quais as idades dos templos do futebol pelo Brasil? Confira!
O Estádio Municipal Paulo Roberto de Carvalho, o famoso Pacaembu, comemorou 80 anos no dia 27 de abril de 2020. O espaço já abrigou jogos da Copa do Mundo de 50, a conquista da Libertadores por Santos e Corinthians, shows de Pelé, entre outros momentos marcantes da história do futebol brasileiro.
Localizado no Rio de Janeiro, o Maracanã é um dos símbolos do Brasil e foi inaugurado em 16 de junho de 1950, portanto, tem 69 anos. Desde então, o Maraca foi palco de grandes momentos, com jogos de Copa e da Seleção Brasileira; finais de Brasileiros, Cariocas e Libertadores e o milésimo gol de Pelé; Pan-Americanos e Olimpíada, entre outros.
O estádio Mané Garrincha, que fica situado em Brasília, passou por uma reforma entre 2010 e 2013, porém sua inauguração foi 1974, ou seja, são 46 anos de histórias, abrigando jogos importantes como os da Copa do Mundo de 2014.
O estádio do Morumbi, onde o São Paulo manda seus jogos, já recebeu a Seleção Brasileira em amistosos, Copa América, jogos de Eliminatórias, entre outros. O espaço também foi palco de grandes decisões, como Campeonato Brasileiro, Paulista e Libertadores, e tem 59 anos – seu aniversário de 60 anos é no próximo dia 2 de outubro.
A Arena Castelão foi fundada em 11 de novembro de 1973, ou seja, tem 46 anos. Sua reinauguração foi realizada em 23 de janeiro de 2013 para a recepção de jogos da Copa do Mundo de 2014 e foi um dos centros de treinamento para a Olimpíada, em 2016.
O Estádio do Mineirão, localizado em Belo Horizonte e onde o Cruzeiro manda seus jogos, foi inaugurado em 1965, portanto, tem 54 anos (seu aniversário é em setembro). Já sediou finais de Libertadores e foi escolhido como uma das sedes da Copa de 2014 – o famoso 7 a 1 da Alemanha sobre a Seleção Brasileira aconteceu em seus gramados.
A Arena do Grêmio teve sua reinauguração em dezembro de 2012, portanto, são sete anos de história, com jogos da Copa do Mundo de 2014, Copa América, título da Copa do Brasil, entre outros.
O Beira-Rio, onde o Internacional manda seus jogos, acabou de completar 51 anos no último dia 6 de abril. O estádio já hospedou finais de Brasileiro, Libertadores, Copa do Brasil, Sul-Americana e também recebeu jogos da Copa de 2014.
A Arena Fonte Nova, localizada em Salvador e casa do bahia, foi reconstruída no mesmo local do antigo estádio Octavio Mangabeira. São sete anos desse novo espaço, que já recebeu Copa do Mundo e das Confederações. Anteriormente, o antigo espaço foi inaugurado em 1951, portanto, 69 anos atrás.
Durante muito tempo o Corinthians mandou jogos no Parque São Jorge e no Pacaembu, mas em 2014 inaugurou a sua própria Arena. São quase seis anos de história, tendo sido palco da abertura da Copa de 2014, jogos da Olimpíada de 2016, Copa América de 2019, entre outros.
O Allianz Parque, estádio do Palmeiras, foi inaugurado em novembro de 2014, portanto, comemora seis anos em 2020. Anteriormente, o alviverde mandava seus jogos no Parque Antarctica, no mesmo local, que teve inauguração em 1902 e foi comprado pelo clube em 1920.
A Ilha do Retiro, localizada em Recife, é a casa do Sport. Com quase 83 anos (foi inaugurado em julho de 1937), o estádio foi palco de partida da Copa de 50, de goleada histórica do Leão na Libertadores de 88, Copa do Brasil, Copa do Nordeste...
O estádio Serra Dourada, localizado em Goiânia, é palco de jogos do Goiás, Atlético-GO, Vila Nova e Goiânia. Foi inaugurado em março de 1975, ou seja, tem 45 anos de existência.
Com mando do Coritiba, o estádio Couto Pereira tem capacidade para mais de 40 mil pessoas e foi inaugurado em novembro de 1932, ou seja, completa neste ano 88 anos.
O estádio São Januário, do Vasco, foi inaugurado em abril de 1927, ou seja, tem 93 anos de história. Já recebeu jogos da Seleção Brasileira e também de outras seleções.
O Estádio Urbano Caldeira, mais conhecido como Vila Belmiro, está localizado em Santos, com o time da cidade como mandante. Tem capacidade para cerca de 16 mil torcedores e foi inaugurado em outubro de 1916, há quase 104 anos.
Construída na região metropolitana de Recife, a Arena Pernambuco tem apenas sete anos de idade, mas foi uma das sedes da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014.
A Arena Condá, em Santa Catarina, é a casa da Chapecoense. Sua inauguração aconteceu em 1980, ou seja, há 40 anos, e entre os jogos históricos estão as da participação na Copa Sul-Americana de 2016.
A Arena da Amazônia está localizada na cidade de Manaus e foi construída para a realização da Copa do Mundo de 2014. Sua inauguração se deu em março daquele ano, ou seja, há seis anos, e foi erguida sobre o antigo Estádio Vivaldo Lima (foto), inaugurado em abril de 1970.
O Independência, localizado no bairro do Horto, em Belo Horizonte, é onde o América-MG manda seus jogos, assim como o Atlético. O estádio foi construído para a Copa de 1950, portanto, tem 70 anos de histórias.
O Estádio do Café está localizado na cidade de Londrina, no Paraná, e foi inaugurado em agosto de 1976, ou seja, tem quase 44 anos de existência.
O estádio Orlando Scarpelli, casa do Figueirense, está localizado em Florianópolis e foi inaugurado em setembro de 1960, há quase 60 anos.
O Bezerrão, situado em Gama, no Distrito Federal, foi inaugurado em 1977, há 43 anos, e passou por reformas em 2008, quando foi reinaugurado.
A Arena Barueri, situada na região metropolitana de São Paulo, tem como mandante o Oeste e foi utilizado pelo Palmeiras na época que o Parque Antarctica se transformava em Allianz Parque. Sua inauguração aconteceu em 2007, há 13 anos.
A Arena das Dunas, localizada na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, foi inaugurada em 2014 para a realização da Copa do Mundo. Ela foi erguida no lugar do estádio João Machado, datado de 1972, ou seja, há 48 anos.
O estádio da Fonte Luminosa está localizado em Araraquara e foi inaugurado em 1951, há 69 anos. É a casa da Ferroviária e já recebeu jogos importantes, tanto do estadual quanto do Campeonato Brasileiro.
O estádio Paulo Constantino, mais conhecido como Prudentão, foi inaugurado em outubro de 1982, há quase 38 anos, na cidade de Presidente Prudente.
Últimas
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.