Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nadal faz revelações e admite que esteve perto de se aposentar em 2022

Espanhol diz também que jogou final de Indian Wells por diagnóstico errado de lesão

Lance|

Lance
Lance Lance

Rafael Nadal concedeu uma entrevista ao jornal espanhol Marca onde fez várias revelações. Entre elas a que jogou a final de Indian Wells com diagnóstico errado dos médicos locais e ainda que esteve perto de se aposentar no ano.

“Não tinha certeza se deveria ir para a Austrália, mas aos poucos comecei a me sentir bem. Mesmo assim, não esperava nada do que aconteceu em Melbourne, com uma das finais mais emocionantes da minha carreira”, disse ele, relembrando sua viravda épica contra Medvedev. Ele continuou com aquele excelente nível de jogo, chegando invicto a Indian Wells, mas foi aí que começaram os problemas. "Na reta final do jogo quebrei a costela e no mesmo dia não conseguia nem respirar no vestiário. Os médicos me disseram que eram espasmos musculares, por isso decidi jogar a final. Se eu descobrisse que o problema era a costela, não teria entrado na quadra", afirma.

A partir desse momento começou um momento muito difícil de administrar mentalmente para qualquer pessoa, inclusive para o Rafa. A paralisação forçada por essa ruptura costal traz consigo um agravamento agudo de sua lesão crônica no pé esquerdo. De repente, os métodos normalmente utilizados, como palmilhas especiais, não surtem o efeito usual e Nadal sente dores sempre que treina e compete. "O título em Paris foi totalmente inesperado. Algumas semanas antes eu havia saído de Roma mancando e foi um milagre os médicos terem encontrado uma maneira de anestesiar os nervos do meu pé. Cheguei com uma preparação muito ruim, mas tive muita confiança no meu tênis e no dia decisivo, nas quartas de final contra Djokovic, joguei muito bem", comenta o Manacor, que também lembra como tudo poderia ter mudado se Zverev não tivesse machucado o tornozelo no duelo da semifinal , que estava sendo agonizante.

"Fiquei muito feliz depois de vencer Roland Garros, mas ao mesmo tempo pensei que teria que me aposentar do tênis profissional porque não poderia continuar com aquelas dores crônicas ou jogar infiltrado", disse Rafa, que estava muito emocionado machucado por sua ruptura abdominal em Wimbledon, pois considera que não via jogar tão bem na grama desde 2010, quando conquistou seu segundo título lá, e ficou muito mais confortável mentalmente depois de ver como o tratamento projetado para o pé funcionou perfeitamente . "Desde aquela ruptura abdominal, o ano foi um desastre porque rompi novamente na semana anterior ao Aberto dos Estados Unidos, mas não contei nada a ninguém porque estava cansado de contar minhas mágoas", diz um homem que, apesar , conseguiu chegar às oitavas de final do Grand Slam americano.

Questionado sobre se continua a fazer sessões de radiofrequência pulsátil, tratamento que resolveu parcialmente a sua doença crónica do pé, o espanhol é claro. "Como a lesão é incurável, quando o nervo volta a doer tenho de tomar mais injecções deste tipo. A verdade é que isto mudou totalmente a minha vida pessoal, não só a minha carreira no tênis. Antes era aleijado o dia todo e podia jogar tênis porque tomei muitos anti-inflamatórios. Na maioria dos dias estava triste, tinha perdido a alegria e a vitalidade de jogar tênis; por isso pensei que ia ter que me aposentar", avisa Rafael Nadal que elogia muito o trabalho de David Abejón, o profissional da Unidade da Dor que idealizou este tratamento e que lhe permitiu prolongar a sua carreira no ténis, mas, acima de tudo, melhorar a qualidade de vida de um dos melhores atletas de todos os tempos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.