Lance Miguel Pupo brilha e conquista o título da etapa de Teahupoo do Mundial de Surfe

Miguel Pupo brilha e conquista o título da etapa de Teahupoo do Mundial de Surfe

Brasileiro faz história e conquista sua primeira vitória no Circuito Mundial

Lance
  • Lance | por Lance

Brasileiro conquista primeira vitória no circuito mundial

Brasileiro conquista primeira vitória no circuito mundial

Lance

Em um cenário dos sonhos de qualquer surfista, com ondas perfeitas, Miguel Pupo conquistou o título da lendária etapa de Teahupoo, da Liga Mundial de Surfe. Era noite de sexta-feira (19) no Brasil quando o paulista superou o francês Kauli Vaast na final, por 17.17 contra 15.00.

Essa foi a primeira vitória de Pupo na elite do Circuito Mundial. O brasileiro disputa a competição há 11 anos e teve uma grande temporada. Foi por pouco, aliás, que ele não conseguiu vaga na WSL Finals, em setembro, na Califórnia.

Com a vitória, Pupo chegou aos 40,185 pontos no ranking, encerrando a temporada na sexta posição. Ele ficou atrás do japonês Kanoa Igarashi, o quinto colocado e classificado para a final, por apenas 85 pontos.

O brasileiro Caio Ibelli, que também costuma surfar bem em ondas grandes, foi eliminado por Pupo na semifinal e teve um resultado bastante significativo.

Tati garante lugar na final

Courtney Conlogue foi a campeã da etapa de Teahupoo no feminino. Ela superou Brisa Hennessy na final por 11.67 a 5.20. O resultado ajudou a brasileira Tatiana Weston-Webb, que garantiu o terceiro lugar no ranking para a grande decisão, que será disputada na Califórnia.

Por ter terminado na terceira posição, Weston-Webb disputará a segunda partida na decisão, contra a vencedora do confronto entre Stephanie Gilmore, da Austrália, e Brisa Hennessy, da Costa Rica. Carissa Moore, do Havaí, e Johanne Defay, da França, completam a lista das cinco classificadas.

Mais sobre a WLS Finals

Filipe Toledo e Ítalo Ferreira representam o Brasil na grande decisão do masculino, em Trestles, e têm a companhia dos australianos Jack Robinson e Ethan Ewing, além do japonês Kanoa Igarashi.

Pelo regulamento da World Surf League (WSL), os cinco mais bem colocados ao longo das dez etapas do circuito se classificam para a final. Filipe Toledo, inclusive, foi o líder do ranking mundial com quase 55 mil pontos. Ítalo Ferreira, por sua vez, terminou na quarta posição.

A final será dividida em quatro partidas. Na primeira, o quinto mais bem colocado (Igarashi) enfrenta o quarto (Ítalo Ferreira) no mano a mano, em formato tradicional de bateria. O vencedor dessa fase vai enfrentar Ethan Ewing, que terminou na terceira posição.

Depois da segunda partida, o vencedor enfrentará o segundo colocado do ranking, Jack Robinson, nos mesmos moldes. No fim, quem sobreviver aos duelos terá a oportunidade de desafiar Filipe Toledo pelo título mundial 2022.

A finalíssima, no entanto, não terá o mesmo formato das três primeiras partidas. Ela será definida em uma série melhor de três, ou seja, o surfista que vencer duas baterias primeiro se sagra campeão da Championship Tour.

Menino que teve traumatismo craniano ao cair do beliche comove até jogadores profissionais

Últimas