Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mesmo fora da disputa, CR7 tem mais seguidores que a soma dos finalistas Messi e Mbappé

Craque português supera em 46 milhões os números do argentino e do francês

Lance|

Lance
Lance Lance

No próximo domingo, França e Argentina farão uma final histórica de Copa do Mundo. De um lado estará Lionel Messi, que irá em busca do seu primeiro título mundial pela seleção. Do outro, Kylian Mbappé, que terá a chance de, aos 23 anos, repetir o feito de 2018 e levar a França ao bicampeonato.

Os dois craques são fenômenos, dentro e fora de campo. Porém, longe do Catar, um outro nome segue reinando quando o assunto são as redes sociais. Mesmo tendo sido eliminado nas quartas de final e ainda ter ficado na reserva da Seleção Portuguesa, algo que nunca havia acontecido, Cristiano Ronaldo é insuperável no Instagram.

Única pessoa do planeta a ultrapassar a marca de 500 milhões de seguidores, o atleta português apresenta, nesta sexta-feira (16), 516 milhões de fãs em sua conta na plataforma. Somente durante a maior competição de futebol do planeta, iniciada no fim de novembro, o atacante angariou mais de 16 milhões ao seu perfil, o que supera, em muito, a população de Portugal, que é em torno de 10,3 milhões.

Sozinho, CR7 tem 46 milhões a mais de seguidores do que a soma dos finalistas Messi (391 mi) e Mbappé (78,2 mi). Juntos, o argentino e o francês ostentam 469,2 milhões em seus perfis.

Publicidade

Mas o que justificaria tamanha diferença do artilheiro europeu em relação aos demais craques e colegas de profissão? Para Tiago Pinheiro, sócio-diretor da AMP Propaganda, especialista em branding e diretor de marketing do Goiás Esporte Clube, tal sucesso se deve à estratégia adotada e seguida pelo jogador ao longo dos anos.

+ Cerimônia de encerramento da Copa do Mundo 2022: data, horário, atrações e onde assistir

Publicidade

- Cristiano foi um dos primeiros atletas a embarcar no Instagram e, apesar de ser reconhecidamente um exemplo de comprometimento, pautou sua construção de marca sempre extrapolando o meio esportivo: moda, lifestyle, família e causas sociais. Isso vem se repetindo há muito tempo. Esse movimento naturalmente ampliou sua base de fãs e, aliado ao sucesso que Ronaldo teve em campo ao longo de várias temporadas, contribuiu para tanto destaque. Pra resumir, Cristiano é fora de série no digital porque tem um posicionamento de marca bem definido, com consistência, autenticidade e personalidade - pontua Pinheiro.

Tamanha relevância nas redes também se transformaram em uma fonte de receita milionária para o lusitano. Dados da consultoria Statista, do fim de 2021, mostravam que CR7 cobrava US$ 1,6 milhão por post no Instagram. Na época, Cristiano tinha 383 milhões de seguidores. Hoje, estima-se que esse valor ultrapasse a casa dos R$10 milhões.

Publicidade

- O Cristiano é um dos maiores nomes do esporte mundial. É um fenômeno dentro e fora de campo. Ele consegue se conectar com o mundo todo e, constantemente, tem quebrado recordes de alcance e faturamento. O case dele foge da normalidade e dificilmente será superado a curto e médio prazo - aponta Pedro Melo, dirigente do Atlético-MG, responsável pela captação e gestão de patrocínios do clube.

+ Argentina ou França com o tri? Veja quais são os maiores campeões da Copa do Mundo

Já Armênio Neto, especialista em novos negócios da indústria do futebol e que atua na conexão de empresas junto a atletas, destaca a mudança no cenário do marketing esportivo, com a transformação dos atletas em marcas globais.

- O alcance e a relevância dos grandes nomes do esporte ultrapassam a fronteira dos campos e das quadras. Hoje, essas estrelas são, na verdade, marcas extremamente valiosas, que dialogam diretamente com milhões de pessoas. LeBron James, Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo são um exemplo perfeito desta nova realidade - finaliza Neto.

Comparativo de seguidores:

Messi - 391 milhões

Mbappé - 78,2 milhões

Total - 469,2

Cristiano Ronaldo - 516 milhões

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.