Gabriel Medina é tricampeão mundial de surfe e teve um 2022 atípico
LanceTricampeão mundial de surfe, Gabriel Medina voltará a competir no início do próximo mês. Parado desde junho, quando sofreu uma contusão no joelho durante a etapa de Saquarema da WSL, o brasileiro estará na disputa do Challenger Series, entre os dias 1º e 8 de novembro — novamente na cidade fluminense, conhecida como o "Maracanã do Surfe".
A Challenger Series é considerada a série B da liga principal, e Medina entrará na competição preocupado apenas em ganhar ritmo até o retorno do circuito — no qual já está garantido, com início previsto para o dia 29 de janeiro de 2023, em Pipeline.
A praia de Saquarema é um reduto tradicional do surfe brasileiro, com três disputas oficiais da WSL ao longo do ano. Além da elite, denominada Championship Tour, a cidade hospeda o Challenger Series e o QS 5000, equivalente à série C.
Leia também
- A 11 dias de completar 74 anos, Felipão dá o 'cala a boca' naqueles que ainda cobram o 7 a 1. Pronto para estragar a festa do Flamengo
- 'Você é mal-educado.' A raiva domina Vítor Pereira. Ao ser perguntado se quem manda na sua casa é ele ou a esposa
- Internacional evita o 'fim' do Brasileiro. Se dependesse do Corinthians, o Palmeiras seria campeão
O Challenger Series tem início marcado para o dia 1º de novembro, e 160 competidores — 96 no masculino e 64 no feminino — vão às águas para somar pontos rumo ao sonho de disputar o Championship Tour — vencido por Medina três vezes e que tem como atual campeão o também brasileiro Filipe Toledo.
O Brasil se tornou uma potência do surfe nos últimos anos, tendo conquistado nada menos que seis dos últimos oito títulos em disputa. Gabriel Medina venceu em 2014, 2018 e 2021, enquanto Adriano de Souza (2015), Ítalo Ferreira (2019) e Filipe Toledo (2022) garantiram as outras conquistas. O único surfista de fora a ser campeão no período foi o havaiano John John Florence, em 2016 e 2017.
Mbappé lidera ranking com maiores contratos da história do esporte; confira os nomes