Na última terça-feira, o mundo voltou suas atenções para Beirute, capital do Líbano, país localizado na Ásia ocidental que sofreu uma explosão e deixou mais de 135 mortos e cinco mil feridos, em contagem realizada até a manhã desta quinta-feira. Confira a seguir algumas ligações que o local tem com o esporte.
A seleção libanesa de futebol não possui muita tradição, no entanto, participou de duas Copas da Ásia, uma em 2000 e outra em 2019.
Na edição de 2000, o país sediou a competição, enquanto, no ano passado, classificou-se em primeiro do grupo na terceira fase do torneio. O principal lugar alcançado pela seleção libanesa na Copa da Ásia foi o 10º lugar, em 2000.
Em relação a Copas do Mundo, o Líbano nunca conseguiu classificar-se, com sete tentativas de 1994 a 2018.
No país, o Campeonato Libanês conta com 12 clubes, sendo os principais deles o Al Ahed, Al Ansar (foto) e Nejmeh. O maior campeão é o Al Ansar, com 13 (sendo 11 títulos seguidos), seguido pelo Nejmeh, com oito. O atual tricampeão é o Al Ahed, que teria estreitas relações com o Hezbollah, movimento armado xiita, segundo a imprensa internacional.
Aliás, foi o Al Ahed quem faturou, em 2019, a Copa da AFC, o segundo torneio mais importante de futebol dos clubes asiáticos. Foi o primeiro time libanês a conquistar um título continental.
Em relação a outras práticas, o Líbano começou a participar dos Jogos Olímpicos em 1948 e esteve em todas as edições, exceto em 1994 e 1998.
O país possui quatro medalhas olímpicas, no total. Uma medalha de prata veio no halterofilismo, em 1972, e três medalhas (uma de prata e duas de bronze), vieram na luta greco-romana, em 1952 e 1980.
No início dos anos 2000, houve a intenção de construir um circuito de corrida em Beirute, com o objetivo de atrair um Grande Prêmio de Fórmula 1 para a região. No entanto, os planos nunca foram concretizados. A área atingida pela explosão, inclusive, foi onde ocorreu um demonstração da Red Bull Racing, em 2016, por Carlos Sainz, atualmente na McLaren.
O Rali do Líbano, também conhecido como Rali de Montagne, acontece no país desde 1968, com a última edição finalizada em 2019.
Últimas
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.