Rafaela Silva conquista o bronze no Grand Slam de Tóquio
Lutas|Do R7
A judoca Rafaela Silva (até 57kg) foi a única representante do Brasil no pódio no primeiro dia de disputa do Grand Slam de Tóquio (JAP), nesta sexta-feira. A judoca ficou com a medalha de bronze ao derrotar a romena Corina Caprioriu. Outros cinco lutadores brasileiros foram ao tatame, mas nenhum conseguiu medalhar.
Para alcançar o terceiro lugar, Rafaela venceu quatro lutas e só foi derrotada pela portuguesa Telma Monteiro na semifinal. A judoca estreou com uma vitória sobre a holandesa Sanne Verhagen por yuko. Nas oitavas-de-final, passou pela russa Irina Zabludina por wazari. Nas quartas-de-final, teve pela frente a japonesa Nae Udaka, campeã mundial em Chelyabinsk (RUS). E a brasileira dominou a luta forçando três punições para a adversária, avançando para as semifinais. Na disputa para chegar à final, outra adversária dura: a atual vice-campeã mundial Telma Monteiro. Mas desta vez, Rafaela não conseguiu se impor e acabou sendo derrotada por ter tido uma punição a mais. Na luta pelo bronze, vitória sobre Corina Caprioriu por wazari.
- Acho que superação define essa última competição. Me lesionei na primeira luta, senti dor, mas mesmo assim quis continuar até o fim. Comecei a disputa do bronze perdendo e consegui uma pontuação. Foi difícil de segurar, mas a vontade de ter uma medalha foi maior. Medalhar em um Grand Slam no Japão é muito gratificante para o atleta, porque é uma das competições mais fortes, com quatro japonesas. Conseguir um lugar no pódio e acumular uns pontos é sempre muito bom para o atleta fechar o ano - afirmou Rafaela.
Entre as mulheres, outras duas judocas do Brasil ficaram perto de subir ao pódio. Sarah Menezes (48kg) e Érika Miranda (52kg) ficaram na quinta colocação, ao perderem a decisão pelo bronze.
Já entre os homens, o desempenho dos brasileiros não foi bom. Felipe Kitadai (60kg), Eric Takabatake (60kg) e Charles Chibana (66kg) não conseguiram chegar ao bloco final.
No segundo dia de competição, o Brasil será representado por Alex Pombo (73kg) e Victor Penalber (81kg).