GP de Judô na Turquia: Rafael Costa ganha a segunda prata para o Brasil
Lutas|Do R7
O brasileiro Rafael Silva chegou até a final da categoria pesado contra Faicel Jaballah, da Tunísia, na etapa de Samsun (TUN) do Grand Prix de Judô. Numa luta muito amarrada - na qual nenhum golpe foi aplicado e os atletas marcaram apenas através das punições do concorrente - melhor para o tunisino, que levou duas punido duas vezes, contra três do brasileiro, que acabou sendo eliminado e ficou com a medalha de prata.
Com isso, o Brasil encerrou a sua participação com duas medalhas de prata. Na categoria Ligeiro feminino, Nathália Brígida perdeu a final para a argentina Paula Pareto. Com o o término da competição neste domingo, o Brasil, com 14 representantes e duas pratas ficou em 11º lugar no quadro de medalhas. A França, com dois ouros, uma prata e dois bronzes ficou em primeiro.
E MAIS:
Rafael era o favorito na sua categoria e avançou à final após quatro vitórias sobre Ceraj Matjaz (Eslovênia), Andrey Volkov (Rússsia), Yurii Krakovestskii (Quirguistão) e Iakiv Khammo (Ucrânia). Na decisão, ele começou em vantagem, já que o africano levou uma punição ainda no primeiro minuto. Porém, como ninguém conseguia encaixar golpes e o brasileiro estava um pouco menos agressivo, Jaballah logo inverteu a desvantagem e acabou ficando com o título. O outro brasileiro que competiu na categoria, David Moura, venceu a primeira luitam mas caiu na segunda rodada e nem sequer foi à repescagem.
Categoria pesado, medalhas:
Ouro - Faicel Jaballah (TUN)
Prata - Rafel Silva (BRA)
Bronze: Barna Bor (TUR) e Yurii Krakovestskii (Quirguistão)