Lista do Quali de challenger no Rio de Janeiro é divulgada com filho de campeão da Copa do Mundo
Brasileiros vão disputar vaga no torneio em outubro. Argentino Roman Burruchaga, filho do autor do gol do título na Copa de 1986, também buscará vaga na chave principal
Lance|Do R7
Foi divulgada, nesta semana, a lista oficial do qualifying para a disputa da etapa do Rio de Janeiro do circuito sul-americano Dove Men+Care La Legíon que será realizado na Rio Tennis Academy, entre os dias 9 e 16 de outubro.
O evento é da série ATP Challenger 80 com premiação total acima de US$ 53 mil e 80 pontos no ranking mundial masculino da Associação dos Tenistas Profissionais. Os jogos serão nas seis quadras de saibro da academia. O torneio é organizado pela Confederação Brasileira de Tênis em parceria com a Rio Tennis Academy como sede.
O qualifying começa no domingo, dia 9, e termina na segunda-feira, 10, classificando quatro tenistas para integrar a chave principal composta por 32 jogadores, que começa na segunda e irá até o domingo, dia 16.
A disputa será entre atletas do Brasil, Argentina, Espanha, França e Grã-Bretanha aderindo aos atletas da Itália, Alemanha, Peru e Portugal já confirmados na chave principal. Os brasileiros Thiago Wild, campeão do ATP 250 de Santiago, no Chile, em março de 2020, mais jovem brasileiro campeão de um evento de alto nível do circuito, José Pereira, irmão de Teliana Pereira, Mateus Alves, João Lucas Reis e Pedro Sakamoto vão buscar se juntar aos já garantidos - Felipe Meligeni, Matheus Pucinelli e Daniel Dutra Silva.
O principal favorito no quali no momento é o argentino Nicolas Kicker. Os hermanos terão oito representantes no quali, entre eles Roman Burruchaga, filho de Jorge Burruchaga, autor do gol do título da Argentina na Copa do Mundo de 1986 no México sobre a Alemanha Ocidental, e também do título da Copa Libertadores da América pelo Independiente da Argentina sobre o Grêmio em 1984.
A chave principal foi divulgada na semana passada e tem a presença confirmada de dois jogadores do top 100, o argentino Federico Coria, 70º do mundo, irmão do ex-top 3, Guillermo Coria, e do alemão Daniel Altmaier, 96º colocado. Outros destaques são o italiano Marco Cecchinato, 137º colocado, ex-top 20 e semifinalista de Roland Garros em 2018, torneio em que derrotou Novak Djokovic. O argentino Federico Delbonis, atual 113º e que este ano aposentou Juan Martin Del Potro em Buenos Aires, é outra força da competição. Juan Cerundolo, campeão ano passado no ATP 250 de Córdoba, será outro forte candidato.
"Estamos ansiosos por sediar um grande evento desses e poder ofertar aos atletas e técnicos nossa estrutura para que os jogadores tenham seus melhores desempenhos em busca de importantes pontos no ranking da ATP", disse Eduardo Frick, CEO da Rio Tennis Academy.
Confira a lista oficial do torneio que terá o quali. A entrada será franca:
1 - Nicolas Kicker (ARG) 183
2 - Genaro Olivieri (ARG) 259
3 - Mariano Navone (ARG) 265
4 - Pol Tifon (ESP) 276
5 - Gonzalo Villanueva (ARG) 277
6 - Facundo Juarez (ARG) 335
7 - Roman Burruchaga (ARG) 349
8 - Thiago Wild (BRA) 374
9 - Carlos Jover (ESP) 378
10 - Juan Pablo Paz (ARG) 391
11 - José Pereira (BRA) 405
12 - Giovanni Perricard (FRA) 425
Mateus Alves (BRA) 429
João Lucas Reis (BRA) 443
Matias Zukas (ARG) 451
Jan Choisinki (GBR) 460
Pedro Sakamoto (BRA) 640