Lance Irã vai pedir que os Estados Unidos sejam excluídos da Copa do Mundo, diz site

Irã vai pedir que os Estados Unidos sejam excluídos da Copa do Mundo, diz site

Advogado da Federação Iraniana alega desrespeito à bandeira do país em uma postagem dos norte-americanos

Lance
Lance

Lance

Lance

Um advogado da Federação Iraniana vai pedir à Fifa a exclusão dos Estados Unidos da Copa do Mundo do Qatar. A informação vinda de uma agência de notícias afiliada ao governo iraniano, a "Tasnim News Agency", é que uma postagem da seleção norte-americana nas redes sociais ofendeu o Irã e motivou a ação.

Em um post no Twitter com imagem mostrando a classificação do Grupo B da Copa do Mundo, os EUA retiraram o emblema da República Islâmica do centro da bandeira. Ao "Daily Mirror", os americanos informaram que o gesto é em defesa dos direitos das mulheres no país.

Segundo a agência iraniana, a atitude dos norte-americanos fere as regras da Fifa. O advogado Safia Allah Faghanpour, da Federação do Irã avaliou que a punição prevista para isso seria a suspensão de 10 jogos. Ele entrará com queixa contra os estadunidenses no Comitê de Ética da entidade.

+ Rivais históricos, Estados Unidos modifica bandeira do Irã; entenda

Print - EUA x Irã

Print - EUA x Irã

Lance

Post da seleção dos Estados Unidos com a bandeira do Irã sem o símbolo da República Islâmica (Foto: Reprodução/Twitter)

- Respeitar a bandeira nacional é uma prática aceita internacionalmente e que todas as nações devem estimular. A ação conduzida em relação à bandeira iraniana é antiética e contra a lei internacional - disse o advogado à agência iraniana.

A partida entre Irã e EUA, que será decisiva para ambos, segue aumentando a temperatura. Mais cedo, o português Carlos Queiroz disparou contra o ex-técnico dos norte-americanos, Jurgen Klinsmann, por declarações sobre o elenco iraniano.

Nesse clima, as duas seleções se enfrentam na próxima terça-feira, às 16h (de Brasília), em Doha, no estádio Al Thumama. O jogo, pelo Grupo B, vai definir a vida das equipes na Copa do Mundo. No momento, os iranianos têm três pontos, em segundo lugar. Uma posição abaixo e com um ponto a menos está a equipe americana.

Últimas